13º Primavera de Museus

CARD GERAL primavera de museus 2019 3m

Entre os dias 23 a 29 de setembro, os museus administrados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), participarão da 13ª edição da Primavera dos Museus, temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que este ano traz o tema “Museus por dentro, por dentro dos museus”. Durante  a semana, o IPAC oferecerá em seus museus uma programação especial ligada ao tema adotado pela instituição: “Um olhar por dentro dos museus”.

Os museus geridos pelo IPAC e que farão parte programação especial são: Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, Museu Tempostal e Centro Cultural Solar Ferrão (localizados no Pelourinho); Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), no 2 de Julho; Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória; Palacete das Artes, na Graça; além do Museu do Recolhimento dos Humildes, em Santo Amaro; e do Parque Histórico Castro Alves, localizado em Cabaceiras do Paraguaçu, onde nasceu o poeta.

Para o diretor do IPAC, João Carlos Oliveira, a Primavera dos Museus é mais uma oportunidade para as instituições reforçarem a divulgação do trabalho que executam ao longo do ano, seja internamente ou com o público, além do próprio acervo. “É mais um ótimo momento para a ampliação das relações com a comunidade e seu entorno, o que aumenta significativamente o número de visitantes aos centros culturais e, consequentemente, o acesso da população à cultura”, completa.

A semana conta com programação especial e gratuita, com atividades lúdicas, visitas mediadas, palestras, oficinas e exibição de filmes (ver programação completa abaixo e/ou no dimusbahia.wordpress.com). As atividades vão possibilitar aos visitantes conhecerem o funcionamento dos museus e o papel exercido pelo seu corpo técnico e administrativo. Nos museus Ipac localizados no Pelourinho, por exemplo, os visitantes serão convidados a participar do roteiro de visitação, o que vai incluir uma explicação sobre as atividades desenvolvidas nas instituições museológicas. Completa a visitação, a exibição dos curtas-metragens ‘Nos Bastidores dos Museus’ que foram produzidos especialmente para a semana pelo Laboratório de Educação Digital (LabDimus).

Além dessas atividades conjuntas, os museus no Pelourinho programaram atividades diferenciadas durante a semana. O Centro Cultural Solar Ferrão destaca o 3º Festival de Aquarela “Traduzindo Sonhos”, com 61 trabalhos de 31 aquarelistas; e a oficina de confecção de flores em papel color set. No Museu Tempostal, a programação conta com a visitação mediada especial “Da reserva técnica à exposição – medidas de preservação”.

O Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica traz uma série de cursos, palestras e exposições que dialogam com as técnicas e trabalhos em cerâmica, a exemplo do minicurso “O Livro e o Leitor: desafios de conservação”; da mostra “Aprendizes de Udo” (memória das oficinas realizadas pelo museu nos últimos 10 anos) e da palestra “Azulejos que contam a história da cidade: O passado está presente”. Destaque ainda para a exposição de cerâmica contemporânea “Abstrações Primaveris” que traz o trabalho de quatro artistas: Gabriela Joau, Gabriel Passos, Marlice Almeida e Taty Carvalho.

“Os artistas vêm a público dialogar, através da linguagem cerâmica, sobre suas experiências e expressão artística. Gabriela Joau apresenta o lúdico como uma explosão de cores, de elementos, de excessos que se relacionam provocando um choque entre o real e o imaginário. Gabriel Passos, cujas origens artísticas estão na fotografia autoral, traz suas próprias plantas carnívoras, num processo de autofagia, em que também induz à reflexão de relação com o eu-interior. Tatiana Carvalho traz instalações que são abstrações de um mundo conceitual, de percepção formal e um diálogo subjetivo consigo própria. Para completar, trago meu trabalho de retorno às minhas pesquisas primordiais, onde buscava extrair das pigmentações de diferentes tipos de terras não apenas as cores, mas a inspiração orgânica das formas e texturas”, explica Marlice Almeida que é ainda curadora da mostra.

No interior do estado, os museus também participam da Primavera dos Museus. No Museu do Recolhimento dos Humildes (Santo Amaro) estará em cartaz a exposição “Na Trilha do Poeta” que apresenta a trajetória de Castro Alves, sua obra, seus amores e admiradores, além das mostras “Memórias do Mar” e “Bembé do Mercado, Registros de Tradição e Fé”. O museu também participa do II Enicecult – Encontro internacional de cultura, linguagens e tecnologia do Recôncavo, organizando pela UFRB. No Parque Histórico Castro Alves, localizado em Cabaceiras do Paraguaçu (onde nasceu o poeta) também acontecem visitas guiadas “Por dentro do parque”, além de oficinas e rodas de conversa quando os visitantes poderão conhecer melhor a estrutura física do PHCA, com discussão sobre a importância de preservar e compartilhar memórias.

PROGRAMAÇÃO

24 e 26/09, às 14h – Roteiro de visitação aos museus do Pelourinho: Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, Museu Tempostal e Centro Cultural Solar Ferrão. Agendamento para grupos de até 30 pessoas: (71) 3116-6743 e gt.educativoferrao@gmail.com

 

Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica

24 a 28/09 – Exibição de curta-metragem sobre os bastidores do Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, “Ações educativas”.

23 a 25/09, das 10h às 12h – Minicurso Conservação de Impressos. “O Livro e o Leitor: desafios de conservação”, ministrado por Talita V. Gomes e “Livros de Encomenda de Udo: o acervo documental em evidência”, ministrado por Eliana Mello. Inscrições: (71) 3117-6389 e educativoudoknoff@gmail.com.

Abstrações Primaveris – Abertura: 24/09, das 19h às 22h

Exposição de cerâmica contemporânea “Abstrações Primaveris” com curadoria de Marlice Almeida e obras dos artistas: Gabriela Joau, Gabriel Passos, Marlice Almeida, Taty Carvalho. Apoio: Oficina de Cerâmica Experimental do Palacete das Artes e MACCBA. Em cartaz até dezembro.

24/09, às 16h – Apresentação do Coral da Associação dos Economiários Aposentados (AEA) – fortalecendo as ações culturais e educativas com a comunidade.

Aprendizes de Udo – Abertura: 24/09, das 19h às 22h

Exposição “Aprendizes de Udo”. Memória das oficinas realizadas pelo setor educativo do museu nos últimos 10 anos. Em cartaz até dezembro.

Às quartas, sextas e sábados, 09h às 12h – OFICINA – Ação Continuada: Iniciação a Cerâmica com o professor Luis Augusto Gonçalves. Trabalho desenvolvido desde o ano de 2018 para o público interessado em aprender as técnicas de modelagem em argila. Inscrições: (71) 3117-6389 e educativoudoknoff@gmail.com.

26/09, às 15h – Participação da coordenadora do Udo Knoff, Renata Alencar, na palestra “Nos bastidores dos museus – um diálogo entre os diversos atores”, também com a museóloga do Memorial Irmã Dulce. No Museu Nacional de Enfermagem (MuNEAN), Pelourinho.

27/09, das 15h30 às 17h – Palestra “Azulejos que contam a história da cidade: o passado está presente”, ministrada por Eliana Ursine Mello. Inscrições: (71) 3117-6389 e educativoudoknoff@gmail.com.

28 e 29/09, das 14h às 18h – Minicurso “Paleografia no Museu Udo Knoff: lendo os segredos da velha Salvador“, ministrado por Sávio Queiroz e Libânia Silva. Vagas limitadas: 30. Inscrições: (71) 3117-6389 e educativoudoknoff@gmail.com.

Endereço: Rua Frei Vicente, nº 03 – Pelourinho

Visitação: terça a sexta, das 10h às 17h; sábado das 13h às 17h

Contato: (71) 3117-6389

 

Centro Cultural Solar Ferrão

De 24 a 28/09 – Exibição de curta-metragem sobre os bastidores do Centro Cultural Solar Ferrão, “Ações educativas e conservação de acervos”.

Festival de Aquarela

De 13/09 a 26/10 – 3º Festival de Aquarela “Traduzindo Sonhos”. Esta edição apresenta 61 trabalhos de 31 aquarelistas, sendo 28 brasileiros e três estrangeiros.

23/09, das 14h às 16h – Oficina de Confecção de Flores em Papel Color Set. Atividade educativa que visa trabalhar o fazer artístico estimulando a criatividade. Faixa etária a partir dos 12 anos. Aberta ao público. Inscrição (71) 3116-6743 ou gt.educativoferrao@gmail.com.

27/09, das 08h às 09h30 – Oficina de Confecção de Flores em Papel Color Set. Atividade educativa que visa trabalhar o fazer artístico estimulando a criatividade. Grupo fechado: Instituto Kardecista da Bahia

Endereço: Rua Gregório de Mattos, 45 – Pelourinho

Visitação: terça a sexta, das 10h às 17h; sábado das 13h às 17h

Contato: (71) 3116- 6743

 

Museu Tempostal

De 24 a 28/09 – Exibição de curta-metragem sobre os bastidores do Museu Tempostal, “Da Reserva técnica à exposição”.

De 25 a 28/09, das 14h às 17h – Visitação mediada “Da reserva técnica à exposição – medidas de preservação”. Aberta ao público.

Endereço: Rua Gregório de Mattos, 33 – Pelourinho

Visitação: terça a sexta, das 10h às 17h; sábado das 13h às 17h

Contato: (71) 3117-6383

 

Parque Histórico Castro Alves (PHCA)

24 a 27/09, das 09h às 17h – Ação educativa “Por dentro do parque” – visitas mediadas onde visitantes conhecerão a estrutura física do PHCA, com discussão sobre a importância de melhor conhecer, preservar e compartilhar memórias.

24 a 27/09, das 09h às 16h30 – “Oficina de Pintura” com a psicopedagoga Karina Machado o PHCA. Oficina de pintura sobre tela para crianças, com o objetivo de demonstrar o funcionamento do PHCA.

25/09, das 10h às 16h – Roda de Conversa com alunos de ensino médio e funcionários do PHCA sobre o funcionamento e as funções desenvolvidas no parque, compreendendo a preservação como tarefa de todos.

27/09, das 10h às 16h – Ação educativa – O PHCA abre sua reserva técnica a grupo previamente agendado.

Endereço: Praça Castro Alves, 106, Centro, Cabaceiras do Paraguaçu (BA)

Visitação: terça-feira a sexta-feira das 9h às 12h e das 14h às 17h. Sábados, domingos e feriados das 9h às 13h

Contato: (75) 3681-1102

 

Museu do Recolhimento dos Humildes

24 a 29/09, das 09h às 17h – Exposição “Na Trilha do Poeta” que apresenta a trajetória de Castro Alves, sua obra, seus amores e admiradores.

De 29/08 a 29/09 – A exposição fotográfica e mostra de vídeos “Memórias do Mar” – resultantes do curso que buscou infundir  em estudantes da educação básica conceitos ligados à difusão do patrimônio marítimo da Baia de Todos os Santos.

Exposição “Bembé do Mercado, Registros de Tradição e Fé” – 32 registros fotográficos do Bembé capturados por Edson Ferreira. Em cartaz por tempo indeterminado.

24 e 25/09 – II Enicecult – Encontro internacional de cultura, linguagens e tecnologia do Recôncavo, organizando pela UFRB. Com o minicurso “Vestíveis em fluxo: possibilidades relacionáveis entre corpo, movimento e o vestir no contexto das artes do corpo”.

Endereço: Praça Frei Bento, s/n, Santo Amaro (BA)

Visitação: segunda a sexta, das 8h às 17h

Mais informações: (75) 99111-9075