Museus DIMUS/IPAC realizam ‘Festival de Arte de Rua’ no Pelourinho

banner festival de arte de rua_M

Os museus da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/Ipac) localizados no Pelourinho (Centro Cultural Solar Ferrão, Abelardo Rodrigues, Tempostal e Udo Knoff), além do LabDimus (Laboratório de Educação Digital: Museu, Arte e Cultura) promovem em 28 de agosto, das 10 às 16h, o Festival de Arte de Rua (#museucurtoartederua), no Largo Tereza Batista.

“O objetivo do festival é valorizar a arte de rua como ferramenta educativa, através das diversas manifestações artísticas urbanas voltadas para temas atuais e de interesse da sociedade. Além disso, pretendemos estreitar ainda mais a relação museu-escola-sociedade a partir de ações socioeducativas ligadas a prática participativa museológica”, explica Ana Liberato, diretora da DIMUS.

De acordo com o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira, a arte de rua também é patrimônio cultural e, por isso, é fundamental entender a importância intangível das expressões urbanas na contemporaneidade. “Este festival é uma excelente oportunidade para troca de informações e conceitos de arte e bem cultural, para novos experimentos artísticos, mas sempre respeitando o patrimônio que já é nosso e que temos responsabilidade e devemos cuidar. Só protege quem valoriza, e só valoriza quem conhece. Por isso, imprescindível a troca de conhecimentos entre tantos agentes e segmentos”, declarou.

Durante o festival serão realizadas apresentações culturais como atrações musicais, dança, recitais e stand up comedy, bem como ações socioeducativas em formato de oficinas e workshop de grafite, teatro, cordel, muralismo e circense. Todas essas atividades acontecerão gratuitamente. Para os grupos interessados em participar das oficinas é necessário agendamento prévio 3116-6740/ educativoferrao@gmail.com.

O Festival de Arte de Rua é uma realização da Diretoria de Museus (DIMUS), órgão vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), unidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), e conta com a parceria do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) e Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) – também é vinculados à SecultBA.

Mais informações:

Dimus – Diretoria de Museus – BA
Jornalista responsável – Yara Vasku (DRT-PR 2509)

Contatos: (71) 3117-6445/ 9119-7746/ yaravasku.dimus@gmail.com
facebook.com/museusdabahia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s