Passeio Público ganha segurança com câmera especial 360°

Câmera de segurança_passeio publico_set 2015 (1)

O Passeio Público de Salvador, localizado atrás do Palácio da Aclamação e que passa por reparos através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), acaba de ganhar mais um item de segurança para policiar a área. Trata-se de uma câmera com cobertura 360° (trezentos e sessenta graus), instalada a cerca de 4,5 metros de altura e que atinge extensão de até 800 metros lineares.

Câmera de segurança_passeio publico_set 2015 (5)

O equipamento foi instalado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP). “A SSP está atendendo uma demanda do público frequentador do local e residente no Campo Grande, Corredor da Vitória, Forte de São Pedro e Aflitos, dentre outros bairros, que desejavam mais policiamento no Passeio Público”, explica o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira. O IPAC é vinculado à secretaria estadual de Cultura (SecultBA).

Câmera de segurança_passeio publico_set 2015 (7)

De acordo com o Coordenador de Projetos da SSP, Paulo Mascarenhas, as imagens captadas pelo novo equipamento são repassadas para o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) da SSP, a Coordenadoria de Missões Especiais (CME) da Polícia Militar (PM) e o 11º Batalhão da PM. “No videomonitoramento existem instâncias para leitura e outras para a manipulação das imagens e, finalmente, para o tratamento da ação policial”, diz Mascarenhas.

Localizado em espaço nobre da capital baiana, com vista para a Baía de Todos os Santos e espécies de flora que proporcionam ambiente bucólico, a área era objeto de reclamações pela sensação de insegurança e pela depredação. “Como está contíguo ao Palácio da Aclamação, prédio administrado e tombado pelo IPAC, assumimos o desafio de melhorar a manutenção do Passeio, para entregá-lo de volta à população e permitir o uso de projetos educativos, artísticos e de lazer”, completa João Carlos.

PARCERIASAlém da câmera 360°, o IPAC realiza a vigilância patrimonial e a PM está instalada no local com setores do Comando Geral. “Para gerir espaços públicos é fundamental articular e realizar parcerias, como estamos construindo com a SSP e a PM”, relata o gestor estadual. Em junho deste ano, o comandante geral da PM, coronel Anselmo Alves Brandão, recebeu o diretor do IPAC no Quartel dos Aflitos, onde trataram de temas que incluíram o Passeio. O Teatro Vila Velha também fez reunião com o IPAC, já que está sediado no Passeio.

Até final deste mês o IPAC abre o Passeio, iniciando a manutenção permanente e buscando o apoio da população para evitar a depredação no local. A cerimônia de abertura ocorrerá numa sexta-feira, 25 de setembro, às 14, com programação cultural no sábado (26) e domingo (27). Nessa data o IPAC lança ainda um Programa de Educação Patrimonial e um Projeto de Sinalização Histórica e Botânica para o Passeio.

O local é considerado um museu à céu aberto pela sua importância arquitetônico-paisagística e urbanística, e por elementos artísticos como estátuas. “Integrando as ações no Passeio, começamos em outubro cursos de educação patrimonial para o contingente do 18º Batalhão da PM e cerca de 160 vigilantes do IPAC”, lembra a diretora de Museus (Dimus) do IPAC, Ana Liberato.

Nos cursos serão estudados apropriação, valorização e preservação do patrimônio artístico, paisagístico e edificado. “Com isso, fortalecemos identidade e cidadania, destacando o que, porque e para quem é preservamos os espaços públicos e seus monumentos”, comenta Ana Liberato, diretora da DIMUS. Os instrutores serão museólogos, historiadores e arquitetos do IPAC. Mais informações sobre obras e projetos do IPAC no telefone (71) 3116-6731, ou endereço dipro.ba@ipac.ba.gov.br. Para projetos no Passeio Público procurar a Dimus no telefone (71) 3117-6447. Acesse o site www.ipac.ba.gov.br, o facebook ‘Ipacba Patrimônio’ e o twitter ‘@ipac_ba’.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s