Palestra “O Índio na Iconografia Brasileira” integra programação do Museu Tempostal para 9ª Primavera de Museus

flyer-prima_mu-MUSEU-TEMPOSTAL

 

A palestra “O Índio na Iconografia Brasileira”, ministrada por Cláudio Pereira (Diretor do Museu Arqueológico da UFBA), é um dos destaques da programação do Museu Tempostal (Rua Gregório de Matos, Pelourinho), na 9ª Primavera de Museus, que acontece de 21 a 27 de setembro de 2015. Em 22/09, às 15h, o palestrante abordará a problemática da representação das populações indígenas no imaginário nacional, fazendo observações sobre a cultura brasileira considerando-se seus aspectos iconográficos: a pintura, o desenho, a escultura, o cinema, e o cartão postal. O objetivo é contribuir para um melhor entendimento da presença indígena não só no imaginário, mas no processo histórico pelo qual foram formados nossos conceitos de povo e nação brasileira.

Sobre o palestrante

Cláudio Pereira possui graduação em Ciências Sociais (1983) e mestrado em Sociologia (1995), ambos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é antropólogo da UFBA. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, atuando principalmente nos seguintes temas: documentário, religiosidade, etnicidade, cultura baiana e cinema brasileiro.

Mais programação

Além da palestra no dia 22, o museu receberá em 21/09, a partir das 12h, a abertura da exposição fotográfica “Tava Lá no Mato…” e a Oficina de Desenho de Observação, que ocorrerá às 14h. Com um olhar voltado ao Centro Histórico, seu patrimônio arquitetônico e humano, o artista plástico Eduardo Bahia trabalhará a capacidade de observação de forma, luz e volumes a partir de um modelo real para desenvolver a percepção visual dos alunos. Em 23/09, às 13h, acontecerá a Oficina de Pinhole, que busca ensinar o conteúdo teórico para a construção das câmeras pinhole – que resultam de um processo artesanal no qual se dispensa a utilização de lentes. O museu promove, no dia 24/09, às 13h, a Oficina de Introdução à fotografia: “Cores do Pelourinho”, que tem por objetivo apresentar conceitos básicos de linguagem e composição fotográfica – não é necessário possuir câmera profissional. Em 25/09 haverá o Lançamento do Boletim Nº09 MAE (Museu de Arqueologia e Etnologia)/UFBA às 16h. Já no dia 26/09, também às 16h, Mateus Buente fará uma apresentação de Stand Up Comedy trazendo a temática indígena.

A Primavera dos Museus acontece anualmente, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus/Ministério da Cultura (IBRAM/MinC), com o objetivo de mobilizar as instituições museais e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade. O evento deste ano acontece no período de 21 a 27 de setembro e tem como tema ‘Museus e Memórias Indígenas’. Durante a semana, públicos de todas as idades terão a sua disposição uma vasta programação gratuita nos museus e espaços da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), unidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

Museu Tempostal

Visitação: segunda a sexta, de 10h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h

Entrada: grátis

Rua Gregório de Mattos, 33, Pelourinho – Salvador (BA) / (71) 3117-6383

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s