Centro Cultural Solar Ferrão realiza palestras e destaca exposição com temática indígena durante Primavera de Museus

flyer-prima_mu-FERRÃO2 

O Centro Cultural Solar Ferrão (Rua Gregório de Matos, Pelourinho), promove, a partir de 22/09, uma série de atividades especiais que integram a programação da Primavera de Museus, que acontece de 21 a 27 de setembro com a temática ‘Museus e Memórias Indígenas’. O local abriga a Coleção de Instrumentos Musicais de Emília Biancardi, que possui um extenso acervo de instrumentos musicais tradicionais indígenas, sendo um dos mais significativos conjuntos do país. Feitos originalmente com elementos das florestas, os sons evocam a comunhão com a natureza.

“É possível observar as semelhanças e as particularidades que marcam cada um dos instrumentos, cuja sonoridade, formato, material, técnica construtiva e modo de tocar expressam a identidade, a tradição, os valores e as crenças das diversas culturas representadas”, disse Emília Biancardi.

Em 22/09, às 14h, ocorrerá uma palestra acompanhada de tocata sobre a musicalidade indígena. Intitulada “A dança, o instrumento e a música”, a atividade será conduzida pela etnomusicóloga Emília Biancardi e contará com participação da Orquestra Museofônica, tendo como público-alvo alunos da Escola de Dança da FUNCEB. Emilia Biancardi ministrará também a palestra “Eu e você, tocando maracás” que ocorre no dia 23/09, às 9h e às 14h. Direcionada a  estudantes do ensino fundamental da Escola Municipal Casa da Providência, a atividade tem como destaque os instrumentos e o processo de criação musical indígena. Em 24/09, às 14h, a museóloga e coordenadora do Centro Cultural Solar Ferrão, Osvaldina Cézar, irá ministrar a palestra “Breves reflexões sobre o índio brasileiro”, seguida da apresentação “O som dos esquecidos – Orquestra Museofônica com máscaras indígenas que tocam”, com regência da etnomusicóloga Emília Biancardi.

De 24 a 27/09 será destacada a Mostra educativa “Um olhar sobre os esquecidos – tributo ao índio brasileiro”, exposição fotográfica resultante da oficina de fotografia digital ministrada pelas fotógrafas Ana Luiza Abreu e Ana Carolina Sant’Anna, inspirada na observação e construção de imagens, tendo como ponto central alguns instrumentos indígenas que são utilizados pela Orquestra Museofônica.

A Primavera dos Museus acontece anualmente, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus/Ministério da Cultura (IBRAM/MinC), com o objetivo de mobilizar as instituições museais e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade. O evento deste ano acontece no período de 21 a 27 de setembro e tem como tema ‘Museus e Memórias Indígenas’. Durante a semana, públicos de todas as idades terão a sua disposição uma vasta programação gratuita nos museus e espaços da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), unidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

  

Centro Cultural Solar Ferrão

Visitação: terça a sexta, de 12h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h

Entrada: grátis

Rua Gregório de Matos, 45 – Pelourinho, Salvador (BA)/ (71) 3116- 6743

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s