Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica promove Palestra sobre Produção Artística Indígena na 9ª Primavera de Museus

flyer-prima_mu-MUSEU-UDO-KNOFF2 

O Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica (Rua Frei Vicente, Pelourinho), promove no dia 25/09, às 13h, a palestra: Produção “artística” indígena contemporânea – funções, significados e outras atribuições tribais, integrando a programação da 9ª Primavera de Museus, que ocorre de 21 a 27 de setembro.  Nela, o palestrante Marivaldo Bentes da Silva (Professor de História da Arte e Artes Indígenas na EBA/UFBA) vai desenvolver uma apresentação sobre a cosmologia de diversos povos indígenas, que influencia a produção e dá significados aos grafismos utilizados pela etnia. Os participantes também vão elaborar uma composição decorativa em pratos de cerâmica inspirados nos grafismos indígenas.

O museu destaca também outras atividades que ocorrerão durante a Primavera. No dia 22/09, às 9h30 e às 14h, a Oficina de Pintura em azulejos com motivos indígenas exibirá um vídeo para apresentar a pintura indígena em diversos suportes, incluindo a cerâmica, bem como seus significados e grafismos. Em seguida, haverá discussão sobre a influência dessa cultura na formação da tradição ceramista brasileira. Por fim, os presentes criarão composições nos azulejos inspirados nos motivos indígenas. Em 24/09, às 9h30, a Oficina de Jardim suspenso trabalhará com a mesma metodologia, promovendo discussão sobre a influência dessa cultura na formação da tradição ceramista brasileira e criação de composições nos vasilhames de argila inspirados nos motivos indígenas.

A Primavera dos Museus acontece anualmente, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus/Ministério da Cultura (IBRAM/MinC), com o objetivo de mobilizar as instituições museais e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade. O evento deste ano acontece no período de 21 a 27 de setembro e tem como tema ‘Museus e Memórias Indígenas’. Durante a semana, públicos de todas as idades terão a sua disposição uma vasta programação gratuita nos museus e espaços da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), unidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica

Visitação: segunda a sexta, de 10h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h

Entrada: grátis

Rua Frei Vicente, 03, Pelourinho – Salvador (BA) / (71) 3117-6389

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s