Atividades diversas marcam inicio da primavera de museus nos espaços Dimus

 card-facebook

A partir desta terça-feira, 22/09, alguns dos espaços vinculados à Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC), deram início à programação especial que integra a 9ª Primavera de Museus, que acontece de 21 a 27 de setembro, abordando o tema ‘Museus e Memórias Indígenas’.

SAM_1781 SAM_1798

O Centro Cultural Solar Ferrão iniciou suas atividades com a realização da palestra “A dança, o instrumento e a música”, conduzida pela etnomusicóloga Emília Biancardi, acompanhada da Orquestra Museofônica. Direcionada a alunos da Escola de Dança da Funceb, a atividade abordou o panorama da musicalidade indígena durante os anos, contando também com a utilização dos instrumentos indígenas pela Orquestra Museofônica através de tocata.

DSC02205 DSC02299

O Labdimus (Laboratório de Educação Digital: Museu, Arte e Cultura) promoveu, também nesta terça-feira, a Oficina de Mandalas, que ensinou aos participantes a técnica para a confecção de mandalas com estampas baseadas nas pinturas corporais e da cerâmica indígena, a partir da reutilização de CD’s.

SAM_1809 SAM_1811

O Museu Tempostal realizou a palestra “O índio na iconografia brasileira”, mediada por Cláudio Pereira (Diretor do Museu Arqueológico da UFBA), que abordou a problemática da representação das populações indígenas no imaginário nacional através da utilização de imagens, fazendo observações sobre a cultura brasileira e o processo histórico pelo qual foram formados nossos conceitos de povo e nação brasileira.

A Primavera dos Museus acontece anualmente, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus/Ministério da Cultura (IBRAM/MinC), com o objetivo de mobilizar as instituições museais e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade. O evento deste ano acontece no período de 21 a 27 de setembro e tem como tema ‘Museus e Memórias Indígenas’. Durante a semana, públicos de todas as idades terão a sua disposição uma vasta programação gratuita nos museus e espaços da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), unidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s