IX Primavera nos Museus movimenta programação de instituições apoiadas pela SecultBA

card-facebook

Uma primavera de flores e de museus. Com o tema Museus e Memórias Indígenas, o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) promove a IX Primavera de Museus, que durante uma semana – de 21 a 27 de setembro – realiza uma série de ações que têm como intuito promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros. Na Bahia, além das ações promovidas pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), outras instituições que contam com apoiado do Programa de Apoio a Ações Continuadas de Instituições Culturais, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), com recursos do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), também realizam programações que integram a Primavera dos Museus.

O Museu da Misericórdia, localizado na Praça da Sé, em Salvador, inaugura nesta quarta-feira (23), às 10h, a exposição Botica no Brasil: Memórias Indígenas. O objetivo é fazer um diálogo entre o acervo fixo da casa, que retrata a história do primeiro hospital de Salvador e o tema central da IX Primavera dos Museus. Essa interlocução é feita através da figura do índio, responsável pela confecção de remédios tradicionais e como esses conhecimentos foram apropriados pelos portugueses, resultando nas chamadas boticas, locais de fabricação e comercialização de remédios fitoterápicos. A exposição fica em cartaz por um mês e a entrada é franca.

Já o Museu Carlos Costa Pinto, localizado no Corredor da Vitória, também em Salvador, recebe entre os dias 23 e 25 de setembro, das 14 às 17h, a oficina de Arte em Papel com Reciclados. A ação é realizada pela professora Carla Bruni e visa dialogar entre os campos da arte, criatividade, sustentabilidade, reciclagem e economia criativa. O investimento é de R$ 80 e as inscrições são feitas através do email sweetandpaper@hotmail.com.

No recôncavo baiano, na cidade de Cachoeira, a Fundação Hansen Bahia recebe a oficina de xilogravura nos dias 23 e 24, às 14h e dia 25, às 10h. Também será exibido o filmeTainá, no dia 24, às 10h e 15h, além das tradicionais visitas guiadas ao acervo da galeria, que acontecem de 22 a 26, de 9h às 17h.

IX Primavera de Museus – Durante uma semana, de 21 a 27 de setembro, os museus da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC) – órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – estarão com programação especial e gratuita na 9a edição da Primavera dos Museus. São eles: Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), Centro Cultural Solar Ferrão, Museu Abelardo Rodrigues, Museu de Arte da Bahia (MAB), Museu Tempostal, Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica e Palacete das Artes – em Salvador -, além do Parque Histórico Castro Alves, em Cabaceiras do Paraguaçu; e do LabDIMUS (Laboratório de Educação Digital: Museu, Arte e Cultura). O evento, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus/Ministério da Cultura (IBRAM/MinC), tem o objetivo de mobilizar as instituições museais e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade. Este ano, o tema é Museus e Memórias Indígenas. Confira a programação completa no http://www.ipac.ba.gov.br/

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse:www.cultura.ba.gov.br

Museu Carlos Costa Pinto

Av. Sete de Setembro, 2490 – Vitória, Salvador/BA

Telefone: (71) 3336-6081

 

Museu da Misericórdia

Rua da Misericórdia, nº 06, Praça da Sé, Salvador/BA

Telefone:(71) 3322-7355

Fundação Hansen Bahia – FHB

Rua Treze de Maio, n 13 – Cachoeira/BA

Telefones: (75) 3425-1453 / 3438-3442

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s