MAB INAUGURA NESSA QUARTA (30.9) MOSTRA ” LANTERNA MÁGICA”

Imagem inline 1

O Museu de Arte da Bahia inaugura hoje ( 30.9) às 19h  na Galeria do Jardim a instalação visual ” Lanterna Mágica”, uma recriação da primeira exposição do fotógrafo Flávio de Barros, único pesquisador a documentar os últimos momentos da Guerra de Canudos ( 1896- 1897 ). O projeto tem a curadoria de Claude Souza,  fotógrafo e documentarista, diretor de importantes projetos Aúdio Visuais nas áreas da cultura e das artes . Essa mostra é promovida pelo Governo do Estado da Bahia , através da  Secretaria da Fazenda, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, do Fundo de Cultura, Fundação Cultural e conta com  o apoio do MAB, unidade vinculada ao Instituto Patrimônio Artístico e Cultural  ( IPAC) orgão da SecultBA.

A instalação Lanterna Mágica é a mãe dos equipamentos de projeção modernos. Inventada no século XVII , foi inicialmente utilizada nos ambientes acadêmicos, mas depois da Revolução Francesa popularizou-se nos teatros como fantasmagoria, recriando, com efeitos que davam a ilusão de movimento nas imagens, cenas desenhadas ou pintadas de batalhas e atrocidades. Durante o século XIX, foi introduzida nos teatros populares, principalmente por mágicos e ilusionistas, e transformou-se em espetáculo de massas. Logo depois do término da Guerra de Canudos (1896-1897), quando no Rio de Janeiro estavam sendo encenadas inúmeras operetas e pantomimas ridicularizando o conflito, o fotógrafo Augusto Flávio de Barros, único a documentar os últimos momentos da tragédia sertaneja, inaugurou uma exposição pública na então capital da República para divulgar, através de projeções elétricas feitas por uma lanterna mágica, as fotografias que produzira no cenário da guerra.

Essa mostra fica aberta ao público no MAB , Corredor da Vitória 2340 , até o dia 30 de outubro nos seguintes horários : de terça a sexta-feira das 1h às 19h. Aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h

Atividade gratuíta

Disponibilizamos estacionamento para visitante

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s