No foco, “O surgimento do samba na Bahia e influências das matrizes africanas” – Artistas e produtores participam do evento aberto a interessados, neste sábado (03 de outubro), no Palacete das Artes (Secult/Ipac/Funceb)

Exibindo roda de conversa_03_10.jpg

 

Neste sábado(3), um encontro especial está marcado, às 16h, no Palacete das Artes (equipamento vinculado a Secretaria de Cultura/Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural), em parceria com a Fundação Cultural do Estado (Funceb). Em pauta, artistas baianos, produtores, convidados e interessados farão parte de uma roda de conversa sobre “O surgimento do samba na Bahia e influências das matrizes africanas”.

A ação #MusEuCurtoMúsica faz parte do projeto #MusEuCurto #MusEuCurtoArte, de dinamização artística de museus, realizado pelo Instituto do Patrimônio Artístico Cultural (IPAC) e FUNCEB, unidades da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

A proposta de discutir o surgimento do samba na Bahia e as influências africanas vai reunir o Secretário de Cultura do Estado, professor Jorge Portugal, a representante da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, Ludmylla Lima, e o cantor e compositor Roberto Mendes, que após a sua palestra fará um poket show.

Esta será a quarta ação de desdobramento da exposição Bahia é África Também – Coleção Claudio Masella (recorte do acervo pertencente ao Solar Ferrão/Dimus). Além da itinerância de um segmento da coleção, a FUNCEB vem promovendo ações para despertar a atenção do público para a relação entre o acervo com matriz africana e linguagens artísticas desenvolvidas por agentes culturais da Bahia.

O primeiro encontro, no dia 29 de agosto, recebeu a professora Lisa Earl Castillo para falar sobre “Contatos entre a África e a Bahia no século XIX: viajantes atlânticos do terreiro da Casa Branca”; no segundo, dia 10 de setembro, a professora Yeda Castro discutiu “A nossa língua africana”; e o terceiro, realizado no dia 19 de setembro, reuniu atores, diretores e produtores para debater “O universo Afrodescendente no Teatro Baiano”.

SERVIÇO
Roda de conversa sobre “O surgimento do samba na Bahia e influências das matrizes africanas”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s