Centro Cultural Solar Ferrão recebe exposição “África”

Africa

 

O Centro Cultural Solar Ferrão (Rua Gregório de Matos, Pelourinho) recebe, a partir de 16/10, às 18h, a exposição “África” que conta com fotografias de regiões urbanas e rurais da Libéria e da Guiné, capturadas pelo arquiteto pernambucano Cássio Nogueira. Com entrada franca, sua abertura contará com apresentação da Didá Escola de Música, instituição cultural e sem fins lucrativos fundada em 1993 que tem o objetivo de elevar a qualidade de vida das pessoas através da música. A mostra é formada por um conjunto de 80 imagens produzidas entre 2008 e 2012, e poderá ser conferida pelo público até o dia 15/11.

Desde as montanhas ferrosas da mina de Zogota, na região florestal ao sudeste da Guiné, até a baía de Grand Bassa, na região central da costa liberiana, o fotógrafo captou e eternizou paisagens, ambientes, costumes, atitudes e fisionomias que revelam o imanente pacto entre cultura e natureza em dois dos países considerados mais pobres do mundo.  “A África é a razão de eu ter me apaixonado pela fotografia”, afirma Cássio, que teve a oportunidade de morar em três países do continente.

Através das imagens, o público entrará em contato com o cotidiano de pequenos vilarejos e capitais, famílias, trabalho, lazer, arte, tradições, comércio, e uma série de recortes sobre a vida e a realidade dos locais capturados pelo fotógrafo.

Sobre o artista 

Nascido em Recife (1978), porém tendo vivido grande parte da sua vida na Paraíba, Cássio Nogueira é arquiteto de formação e fotógrafo de coração.

Como funcionário da Construtora Norberto Odebrecht, no período entre novembro de 2008 e outubro de 2012, viveu em três países da África: Guiné, Libéria e Líbia, tendo tido a oportunidade de vivenciar experiências marcantes, tanto de âmbito político-histórico (a queda do regime de Muhamar Khadaffi e a tentativa de assassinato do Presidente Alpha Condé, em 2011) quanto de ordem sociocultural, habitando nas florestas montanhosas da Guiné (Simandou), na reservas de minério de Yekepa e Kissidougou, no porto de Buchanan, ou na histórica Trípoli. Neste período, aprimorou suas técnicas de fotografia e amadureceu sua sensibilidade artística, tendo nos últimos anos adquirido preferência pelas formas humanas.

“África”, sua primeira montagem expositiva foi estreada em João Pessoa, onde ficou na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no período de novembro de 2014 a fevereiro de 2015. Pode-se ter acesso a uma mostra virtual das fotografias no sítio eletrônico do fotógrafo: <http://kknogueira.wix.com/cnogueira-africa&gt;.

A exposição África é uma realização da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), unidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

SERVIÇO:

MOSTRA: África

Abertura: 16/10/2015 às 18h

Período: 17/10/2015 a 15/11/2015

Visitação: terça a sexta, das 12h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h

Local: Centro Cultural Solar Ferrão

Endereço: Rua Gregório de Matos, 45, Pelourinho, Salvador

Entrada: grátis

Tel.: (71) 3116- 6743

Realização: Solar Ferrão/ DIMUS/ IPAC/ SECULT/BA

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s