Passeio Público sedia I Fórum de Cidadania e Pobreza com o tema ‘Direito à Cidade’

Passeio Público

Passeio Público

17 de outubro é o Dia Internacional para Erradicação da Pobreza e, para colocar o tema em pauta, a organização TETO promove o I Fórum Nacional de Cidadania e Pobreza. Tendo como sede o Passeio Público, localizado na Avenida Sete de Setembro, em 17/10, das 8h30 às 14h, o evento ocorrerá em todas as sedes onde a TETO atua no Brasil (Salvador, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo).

O intuito do evento é ampliar e aprofundar a formação dos seus voluntários sobre o tema e também trazer novas pessoas para a discussão. O tema desta primeira edição será “O Direito à Cidade”, em referência à III Conferência Internacional da ONU Habitat, que acontecerá em 2016. A abordagem será mais especificamente como esse direito é ferido nas comunidades em que a TETO trabalha. Nesse dia, haverá palestras, mesas de debate, exposições, entre outras atividades.

A TETO é uma organização presente na América Latina e Caribe que busca superar a situação de pobreza em que vivem milhões de pessoas nas comunidades precárias, através da ação conjunta de seus moradores e jovens voluntários. A organização tem a convicção de que a pobreza pode ser superada definitivamente se a sociedade em conjunto reconhecer que este é um problema prioritário e trabalhar ativamente para resolvê-lo.  “No trabalho pela superação da extrema pobreza, além da atuação direta nas comunidades, é necessário fomentar espaços de discussão que promovam a consciência e a ação social. Esses espaços têm como proposta questionar a lógica das relações que hoje promovem a realidade de desigualdade social.”, declara Bianca Fernandes, Diretora operativa Bahia TETO. Hoje, a TETO está presente em 19 países na América Latina. Em 17 anos, graças ao apoio de voluntários e parceiros, a TETO construiu mais de 100 mil moradias de emergência, mais de 5.800 moradias definitivas, realiza projetos comunitários em mais de 500 comunidades e mobilizou mais de 600 mil voluntários em todo o continente.

De acordo com o diretor geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), João Carlos de Oliveira, projetos como esse contribuem para uma gestão mais contemporânea para os espaços culturais públicos do Instituto. “Com a reabertura do Passeio Público as obras emergenciais feitas pelo IPAC, a solicitação do governador Rui Costa e do secretário de Cultura, Jorge Portugal, é para que se mantenha programação artística e de lazer até dezembro deste ano. Com isso, teremos mais eventos, visitação e apropriação desses equipamentos culturais por parte da população”, explica João Carlos.

O Passeio Público, que é considerado um museu a céu aberto, teve as esculturas restauradas, calçamento reformado, passeios readequados ou reconstruídos. Além de obras de paisagismo, que realçaram o espaço contemplado pelas sombras das árvores, o parque infantil, as luminárias e os assentos também passaram por restauro. Resultado de parceria com a Polícia Militar da Bahia, uma câmera de videomonitoramento foi instalada no local, para a segurança dos visitantes.

A Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), unidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), administra ainda outros museus. No Pelourinho, o Centro Cultural Solar Ferrão (com coleções de arte sacra, africana e arte popular, além de instrumentos musicais tradicionais e de Walter Smetak), além do Museu Tempostal e o Museu Udo Knoff. Já no interior administra o Parque Histórico Castro Alves (Cabaceiras do Paraguaçu), o Museu do Recolhimento (Santo Amaro) e o Museu do Recôncavo Wanderley `Pinho (Candeias). Através de outras diretorias, o IPAC administra ainda o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), o Palacete das Artes, o Museu de Arte da Bahia (MAB) e a Praça das Artes, no Centro Histórico.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s