Projeto itinerante “Próxima Parada” no Museu Udo Knoff

ProximaParada_EscolhaSeuLivro

Projeto “Próxima Parada””

 

O Museu Udo Knoff (Pelourinho) recebe o projeto itinerante “Próxima Parada”, em 13/11, das 14h às 17h. O projeto, idealizado por Cétila Itas, estudante de Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), é uma ação que busca a democratização do acesso ao livro, a leitura, a escrita e a arte, para sujeitos historicamente excluídos, a exemplo da população em situação de rua, a populações negra e/ou em situação de vulnerabilidade. A proposta é atuar em espaços urbanos onde haja concentração e circulação de pessoas.

ProximaParada

A facilitadora, que no dia 13/11 escolheu o museu como “Ponto de Parada”, vai convidar (juntamente com voluntários) pessoas que estiverem passando pela rua para participarem do projeto, registrando suas histórias e relações com o mundo numa máquina de escrever. Quem registrar suas histórias ganha um livro de sua escolha. As histórias serão publicadas no site do projeto (https://projetoproximaparada.wordpress.com/) para que os leitores também registrem seus sentimentos e comentários na rede.

“O Próxima Parada alimenta o desejo de contribuir também com a desconstrução de preconceitos, respeitando o lugar que cada sujeito ocupa na sociedade, para serem livres de carimbos e padrões construídos socialmente. O projeto se debruça pedagogicamente nos princípios da educação popular freireana, ou seja, trabalhar com a rua e seus códigos, como objeto de diálogo de si mesma, suas complexidades e dinâmicas.”, explica Cétila Itas.

 Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica Foto Lázaro Menezes_2

O Museu Udo Knoff de azulejaria e cerâmica é o resultado da coleção particular do ceramista Udo Knoff, natural da Alemanha, radicado na cidade do Salvador, Bahia, desde o ano de 1952.  O Museu Udo Knoff integra a Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), unidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s