Encerramento do projeto “Nossa História: Quem Somos” destaca a importância de se pertencer ao Pelourinho

 

quem-somos-tempostal

O LabDimus (Laboratório de Educação Digital: Museu, Arte e Cultura)  promove, em parceria com o Setor Educativo do Museu Tempostal (Rua Gregório de Matos, Pelourinho), o projeto “Nossa História: Quem Somos”, junto a jovens moradores da comunidade do Pelourinho. A partir do questionamento “O que é pertencer ao Pelourinho?”, o objetivo do projeto é estimular a comunidade a compreender, através do reconhecimento da sua história, o seu papel social, partindo de questões referentes à memória e identidade. Perante um processo que inclui rodas de conversas, apresentação de lendas africanas, contextualização de obras de arte e heranças gastronômicas, a atividade busca levar os jovens estudantes a elaborarem novos sentidos e significados  sobre fatos históricos, em que eles deverão chegar ao reconhecimento e valorização do Pelourinho, desenvolvendo um novo olhar sobre o passado e o presente.

LabDimus_NossaHistória_Encontro3(1)

O encerramento do projeto acontece dia 18/11, às 09h, na sede do LabDimus (Rua Gregório de Mattos, Pelourinho), no qual um vídeo produzido pelo LabDimus exibirá todo o trabalho desenvolvido junto à comunidade, mais uma vez levantando o questionamento: “O que é pertencer ao Pelourinho?”. A programação, que teve início em 30/09, contou com a realização de trabalhos em lugares diversos, como a Casa do Benin e o Museu Gastronômico do SENAC, colocando em pauta os assuntos ligados à história do povo africano no Brasil; o Museu Casa de Jorge Amado, em que foram apresentadas obras do autor, destacando a história dos personagens e sua inserção no Pelourinho; e a na Praça Municipal, onde os estudantes participaram de uma roda de conversa, a respeito da historia da fundação e expansão da cidade de Salvador ao longo dos anos.

“É extremamente importante promover a valorização da história local e dos espaços culturais, que são considerados dispositivos de inclusão social e cidadania. Por meio do desenvolvimento de atividades nos mesmos, podemos despertar o interesse do público para com a história do lugar em que vivem”, explica Ana Liberato, diretora da DIMUS.

LabDimus_NossaHistória_Encontro1(2)

O LabDimus e o Museu Tempostal integram a Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), unidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s