“Os Descaminhos das Águas” no MAM

Das mudanças climáticas globais e seus possíveis impactos em tempos de crise. Esta é uma das provocações da Mesa­_06 – Os Descaminhos das Águas, que acontece durante a exposição Academia da Crise, no dia 26/11, quinta-feira, das 16h30 às 18h30, no Casarão do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA).

A mesa, que é aberta ao público, promoverá um diálogo sobre os vários significados que a água adquire na vida, particularmente na subjetividade e imaginário em Salvador. A importância da interdisciplinaridade nas pesquisas sobre as mudanças climáticas e seus impactos também compõe o debate.

Para discutir tudo isso, foram convidados a pesquisadora do Grupo Águas/DG/CNPq, Renata Rossi, o ator-dançarino Marcelo Sousa Brito, a professora da Universidade Federal da Bahia, Bete Santos e a líder religiosa, militante da área de cultura negra, direitos humanos e ambientais Makota Valdina. A mediação da mesa fica por conta da produtora e gestora cultural Fátima Fróes.

Casarão e Pier

Museu de Arte Moderna – MAM – Localizado na avenida contorno em Salvador-Ba Na Foto: Fotos: Robson Mendes / AGECOM

Sobre o Projeto MESAS – Espaço de discussão e busca de soluções, na ‘Academia da Crise’, o projeto reúne semanalmente pessoas e organizações de áreas diversas para se debruçar sobre um problema. Sentados dentro e em torno da obra ‘Escritório’, de Ramiro Bernabó, os participantes irão discutir possíveis soluções para problemas em áreas e modelos em crise, como a educação, alimentação, e encaminhamento espiritual.

Conheça os participantes:

Mediadora

Fátima Fróes é Produtora e Gestora Cultural. Faz parte da instituição Flores de Dan e do coletivo Cidades Possíveis. É pesquisadora do Grupo Qualidade Ambiental de Salvador, ligado ao programa de Pós-Graduação do curso de Gestão Social da Faculdade de Administração da UFBA.

Convidados

Renata Rossi é doutora em Administração pela UFBA e pesquisadora do Grupo Águas/DG/CNPq. Seu foco de trabalho e pesquisa é o conflito pelas águas e pelas terras.

Marcelo Sousa Brito é ator-dançarino e bacharel em direção teatral pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Teve o curso concluído em 2006, com a encenação do espetáculo Guilda. Recebeu por esse espetáculo o Prêmio Braskem de Teatro – 2006, na Categoria Revelação. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em teatro, performance e audiovisual, atuando principalmente nos seguintes temas: performance, dramaturgia e lugar, teatro físico, geografia, vídeo-documentário, cultura e cidade. Com a criação do Coletivo Cruéis Tentadores, o artista vem ampliando seu diálogo entre artes cênicas e cidade. Em 2010 recebeu o título de Mestre, junto ao Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (PPGAC-UFBA), onde desenvolveu o projeto de pesquisa “Pedra-Afiada: um convite para o teatro invadir a cidade”, que deu origem ao livro “O teatro invadindo a cidade (EDUFBA – 2012). Acaba de chegar de um estágio de doutorado de seis meses na Paris Sorbonne (Paris IV) na área de geografia para a aprofundar os estudos no desenvolvimento dos conceitos corpo-lugar e lugar-cênico para a tese “O teatro que corre nas vias”

Bete Santos é bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia e Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas – IFCH/UNICAMP (2000). pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Poder e Organizações Locais – NEPOL/CIAGS/NPGA-UFBA, Coordenadora do Grupo de Pesquisa Águas – Grupo Águas/CNPq e Professora Adjunta III da Escola de Administração da UFBA. Desenvolve pesquisa nas áreas de política e gestão urbano-ambiental, gestão de serviços públicos, política ambiental e das águas, sustentabilidade, políticas públicas e direito à cidade e indicadores urbano-ambientais.

Makota Valdina é professora, líder religiosa, militante da área de cultura negra, direitos humanos e ambientais.

 

Serviço

MESA_06 Os Descaminhos das Águas

Data: 26 de novembro – quinta feira

Horário: 16:30h

Local: Casarão do MAM

Atividade gratuita

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s