SecultBA vistoriou hoje (1º) últimos preparativos para Festa de Santa Bárbara

 

Igreja do Rosario dos Pretos - Mercado da Santa Barbara_ft_Jefferson Vieira (1)

Igreja do Rosário dos Pretos – Foto: Jefferson Vieira

A diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), Arany Santana, e o diretor geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), João Carlos de Oliveira, da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), vistoriaram hoje (1º) pela manhã os últimos serviços para Festa de Santa Bárbara que acontece na sexta-feira (4), no Pelourinho. A equipe estadual acompanhou a montagem do palco, serviços prediais na igreja do Rosário dos Pretos, responsável pela festa, e a pintura do Mercado de Santa Bárbara.

O palco está sendo montado no Largo do Pelourinho para a missa campal do dia 4. A CCPI/SecultBa providenciará equipamentos de som, produção e segurança. Já o IPAC realizou a recuperação predial da Igreja do Rosário, cuja irmandade proprietária organiza a festa. A pintura no Mercado de Santa Bárbara, na Baixa dos Sapateiros, também está sendo feita pelo IPAC. Já o tradicional Caruru de Santa Bárbara será apoiado pela CCPI. Desde 2008, a festa é um Patrimônio Imaterial da Bahia, através do IPAC.

 

374 ANOSA festividade completa agora 374 anos e começou no Morgado de Santa Bárbara, no bairro do Comércio, devido a promessa feita a partir de 1641 pelo casal Francisco Pereira do Lago e Andressa de Araújo. Depois que um incêndio destruiu o Morgado, a imagem da santa, que tinha capela própria, foi para a Igreja do Corpo Santo e, finalmente, para a do Rosário dos Pretos. A devoção atrai milhares de pessoas de vários lugares do Brasil e do mundo, e acontece todos os dias 4 de dezembro.

“Desde meados do século XX o Rosário passou a organizar, assim, os verdadeiros ‘donos’ da festa são a irmandade e o povo devoto; o governo estadual apoia a realização”, relata Arany Santana. A ‘Venerável Ordem 3ª do Rosário de Nossa Senhora às Portas do Carmo’ foi fundada em 1685 e passou à Ordem 3ª em 1899. “Apesar da Igreja ser tombada pelo governo federal (IPHAN/MinC), o governo estadual fez a reparação predial e pintura no templo, pela importância arquitetônico-histórica da edificação e a proximidade da festa”, explica o diretor do IPAC, João Carlos de Oliveira.

O IPAC disponibilizou 17 profissionais, dentre pintores, pedreiros, marceneiros, arquitetos, engenheiros e estagiários. Foram pintados corredores e a parte posterior da igreja, no antigo cemitério, cozinha e jardim, além de manutenção preventiva no telhado. “Fizemos recomposição de reboco e raspagem das paredes”, lembra o coordenador de Conservação Predial do IPAC, Fernando Calldeira. Em parceria, a irmandade ofereceu o material e o IPAC a equipe técnica. “Agradecemos ao IPAC por ter funcionários competentes e atenciosos”, festeja Nilton Santos, procurador geral da Irmandade.

Igreja do Rosario dos Pretos - Mercado da Santa Barbara_ft_Jefferson Vieira (7)

Foto: Jefferson Vieira

MERCADO MUNICIPAL Já o Mercado Municipal de Santa Bárbara é responsabilidade da Prefeitura de Salvador, mas o IPAC realiza a pintura externa e interna da edificação. “Utilizamos amarelo, vermelho e branco, como pediram os comerciantes”, diz o diretor do IPAC. Limpeza completa da fachada e telhado do prédio é feita pelo IPAC. “Os apoios da SecultBA, IPAC e CCPI são fundamentais para que a festa permaneça”, comenta Arany. Ela explica que o CCPI apoia ainda irmandade na logística da festa. Durante o dia, os largos do Pelourinho terão atrações de samba, via CCPI.

“A reforma está excelente”, comemora a coordenadora do Mercado, Isabel Santana, “não tenho palavras para agradecer”, finaliza. Os interessados podem acessar gratuitamente o livro do IPAC ‘Festa de Santa Bárbara’ no site www.ipac.ba.gov.br, no lado esquerdo da primeira página, no link ‘Publicações para download’ e, depois, no link ‘Cadernos do IPAC’. Acesse o Facebook ‘Ipacba Patrimônio’ e Twitter ‘@ipac_ba’.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s