EXPOSIÇÃO ITINERANTE “LENDAS E APARIÇÕES”, DO ARTISTA FRANCÊS DANIEL HOURDÉ, CHEGA AO PALACETE DAS ARTES

CONVITE (2)Depois do grande sucesso em Ouro Preto (Patrimônio Mundial da Unesco), e em Belo Horizonte, o Palacete das Artes (equipamento vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural/Secretaria de Cultura) receberá no dia 19 de janeiro, às 19h, a exposição “Lendas e Aparições“, do artista francês Daniel Hourdé. De qualidade excepcional, a mostra contará com esculturas em bronze e aço que descrevem o corpo humano com detalhes meticulosos, além de vigorosos desenhos feitos em carvão sobre papel e instalações. As obras são representadas pela Galerie Agnès Monplaisir (Paris/França).

Os trabalhos de Hourdé descrevem corpos nus com musculaturas rígidas, sem rosto, ou, com rosto, mas com órbitas oculares vazias. Revelam a obsessão do artista com uma realidade contundente, que oscila entre a comédia e a tragédia, segundo o modelo da existência da qual a vida e a morte, o humor e o drama fazem parte.

Extremamente sensível com a forma e a matéria, Daniel Hourdé cria trabalhos meditativos e instigantes que se alicerçam em todas as exigências técnicas da modelagem, evidenciando um conhecimento anatômico extraordinariamente realista. Suas obras, que já foram expostas na Alemanha, Bélgica e Rússia, evocam uma espécie de realismo que é ao mesmo tempo íntimo e monumental.

“Lendas e Aparições” ficará em cartaz em Salvador até o dia 13 de março de 2016, sempre de quarta a domingo. Depois, seguirá para o Rio de Janeiro.

 Foto 1 - DH_2004_Coup de Foudre

Sobre o artista: Daniel Hourdé nasceu em 1947 em Boulogne. Estudou na Escola de Belas Artes de Grenoble (cidade universitária localizada no sopé dos Alpes) e, em seguida, continuou a sua formação na Escola de Belas Artes de Paris, cidade onde vive e trabalha.

 Sobre o Palacete das Artes: O Palacete do Comendador Bernardo Martins Catharino, também chamado de “Villa Catharino”, teve seu projeto arquitetônico idealizado pelo arquiteto Rossi Baptista e decorado por Oreste Sercelli, sendo concluído em 1912. Seu espaço é constituído da Sala Contemporânea Mario Cravo Jr., que abriga exposições temporárias de importantes artistas no cenário das artes plásticas da Bahia, do Brasil e de outros países, além de loja e café. Nos jardins, além de árvores centenárias e espécies diversas de flora nativa, estão quatro esculturas, em bronze, do escultor francês Auguste Rodin, adquiridas pelo Governo do Estado da Bahia.

 

SERVIÇO

O que: Exposição “Lendas e Aparições”, de Daniel Hourdé

Abertura: 19 de janeiro, às 19h

Visitação: 20/01/2016 a 13/03/2016

Palacete das Artes – Rua da Graça, 284

Horário de visitação: quarta a sexta: 13h às 19h; sábado, domingo e feriado: 14h às 19h

Telefones: (71) 3117-6984/6997

Assessoria do Palacete: Cleide Nunes 71 9974 5858

Assessoria do artista: Liliane Tanure 31 3047-9253/9217-3667

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s