ESCULTURAS DO RENOMADO ARTISTA FRANCÊS DANIEL HOURDÉ SERÃO EXIBIDAS NO PALACETE DAS ARTES

Passion I (1)

Mostra contará com desenhos, de grande dimensão, sobre os passos de Jesus rumo à crucificação.

 Depois do grande sucesso em Ouro Preto (Patrimônio Mundial da Unesco), e em Belo Horizonte, chegará em Salvador, no dia 19 de janeiro, no Palacete das Artes (equipamento vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural/Secretaria de Cultura), a exposição “Lendas e Aparições”, do artista francês Daniel Hourdé. De qualidade excepcional, a mostra contará com oito esculturas em bronze e aço que descrevem o corpo humano com detalhes meticulosos, além de vigorosos desenhos feitos em carvão sobre papel e instalações de papel. Será exibida também a série “Paixão de Cristo”, composta de 14 impactantes desenhos, de grande dimensão, sobre os passos de Jesus rumo à crucificação. As obras são representadas pela Galerie Agnès Monplaisir (Paris/França).

Esta é a segunda vez que Hourdé expõe seus trabalhos no Brasil. Já foram registrados, até o momento, mais de 200 mil visitantes, incluindo as exibições de 2014 (Ouro Preto e Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB/BH) e de 2015/16 (Ouro Preto e Museu das Minas e do Metal).

Os trabalhos de Daniel Hourdé descrevem corpos nus com musculaturas rígidas, sem rosto, ou, com rosto, mas com órbitas oculares vazias. Revelam a obsessão do artista com uma realidade contundente, que oscila entre a comédia e a tragédia, segundo o modelo da existência da qual a vida e a morte, o humor e o drama fazem parte.

BrasilParty_031

Daniel HOURDE. . Fete National du Bresil. La Paillardiere. 09/2015 © david atlan

Extremamente sensível com a forma e a matéria, Daniel Hourdé cria trabalhos meditativos e instigantes que se alicerçam em todas as exigências técnicas da modelagem, evidenciando um conhecimento anatômico extraordinariamente realista. Suas obras, que já foram expostas na Alemanha, Bélgica e Rússia, evocam uma espécie de realismo que é ao mesmo tempo íntimo e monumental.

E por que a atual exposição de Daniel Hourdé recebeu o título “Lendas e Aparições”?

Se nos lembrarmos que lendas são uma narrativa fantasiosa, transmitida pela tradição oral através dos tempos, de geração em geração, a resposta pode ser facilmente encontrada nas obras do artista. Basta direcionarmos o olhar para detalhes sugestivos como as figuras do lobo, a máscara, a cara macabra do Mickey para mergulharmos no recôndito de nossas lembranças impregnadas de estórias que têm sobrevivido na memória das pessoas de todos os países do mundo. Estórias que mesclam fantasia, ficção, fatos e fenômenos reais; apresentam pessoas e animais como personagens e tentam explicar a essência humana e sua relação com o universo.

O significado de aparições pode ser testificado em várias obras de Daniel Hourdé, mas alguns detalhes chamam a atenção. Como, por exemplo, o título de uma de suas esculturas, a “Abracadabra”, palavra a que se atribuem poderes mágicos desde a Antiguidade, até os dias atuais. O vocábulo aparições evoca a fórmula mágica que se usa nas lendas para anunciar aparições, presságios, adivinhações. O artista faz essa mesma analogia com os Cristos, figura do Novo Testamento que aparece depois de sua morte, sepultamento e ressurreição, mas antes da ascensão.

“Lendas e Aparições” ficará em cartaz em Salvador até 13 de março de 2016. Depois, seguirá para o Rio de Janeiro.

Daniel Hourdé nasceu em 1947 em Boulogne. Estudou na Escola de Belas Artes de Grenoble (cidade universitária situada próximo aos Alpes franceses) e, em seguida, continuou a sua formação na Escola de Belas Artes de Paris, cidade onde vive e trabalha.

 

SERVIÇO

O que: Exposição “Lendas e Aparições”, de Daniel Hourdé

Abertura: 19 de janeiro, às 19h

Visitação: 20/01/2016 a 13/03/2016

Palacete das Artes – Rua da Graça, 284

Horário de visitação: quarta a sexta: 13h às 19h; sábado, domingo e feriado: 14h às 19h

Telefones: (71) 3117-6984/6997

Assessoria do Palacete: Cleide Nunes 71 9974 5858

Assessoria do artista: Liliane Tanure 31 3047-9253/9217-3667

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s