ABERTURA DA EXPOSIÇÃO “LENDAS E APARIÇÕES”, TERÇA (19), NO PALACETE DAS ARTES, CONTARÁ COM PERFORMANCE DA ARTISTA E PESQUISADORA CIANE FERNANDES

abertura da exposição

Nesta terça (19 de janeiro), às 19h, durante a abertura da exposição “Lendas e Aparições”, do artista francês Daniel Hourdé, no Palacete das Artes (equipamento vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural/Secretaria de Cultura), o público irá acompanhar uma performance com a obra Rigpa, feita pela renomada artista e pesquisadora Ciane Fernandes.Trata-se de uma performance inter-artística que envolve dança, pintura corporal, escultura e paisagem sonora. A dança foi inspirada nas esculturas de Daniel Hourdé, cuja intensidade e perspectiva compartilham grande afinidade com o trabalho denominado de Pesquisa Somático-Performativa, desenvolvido por Ciane Fernandes no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA ao longo das últimas décadas.

Com a presença do artista Daniel Hourdé, “LENDAS E APARIÇÕES” contará com oito esculturas em bronze e aço que descrevem o corpo humano com detalhes meticulosos, além de vigorosos desenhos feitos em carvão sobre papel e instalações de papel. Será exibida também a série “Paixão de Cristo”, composta de 14 impactantes desenhos, de grande dimensão,que exprimem o sofrimento de Jesus no momento da crucificação. As obras são representadas pela Galerie Agnès Monplaisir (Paris/França).

Esta é a segunda vez que Hourdé expõe seus trabalhos no Brasil. Já foram registrados, até o momento, mais de 200 mil visitantes, incluindo as exibições de 2014 (Ouro Preto e Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB/BH) e de 2015/16 (Ouro Preto e Museu das Minas e do Metal).

Os trabalhos de Daniel Hourdé descrevem corpos nus com musculaturas rígidas, sem rosto, ou, com rosto, mas com órbitas oculares vazias. Revelam a obsessão do artista com uma realidade contundente, que oscila entre a comédia e a tragédia, segundo o modelo da existência da qual a vida e a morte, o humor e o drama fazem parte.  Suas obras, que já foram expostas na Alemanha, Bélgica e Rússia, evocam uma espécie de realismo que é ao mesmo tempo íntimo e monumental.

A mostra ficará em cartaz em Salvador até 13 de março de 2016. Depois, seguirá para o Rio de Janeiro.

Daniel Hourdé nasceu em 1947 em Boulogne. Estudou na Escola de Belas Artes de Grenoble (cidade universitária situada próximo aos Alpes franceses) e, em seguida, continuou a sua formação na Escola de Belas Artes de Paris, cidade onde vive e trabalha.

 

DADOS SOBRE A PERFORMANCE RIGPA
Performance: Ciane Fernandes
Pintura Corporal: Wagner Lacerda
Paisagem Sonora: Felipe Florentino
Duração prevista: 30 minutos.

Ciane Fernandes – Professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA desde sua fundação, e da Escola de Teatro da UFBA; Ph.D. em Artes e Humanidades para Intérpretes das Artes Cênicas pela New York University, Pós-Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA, Analista de Movimento pelo Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies (New York), de onde é pesquisadora associada. Diretora e fundadora (1998) do Coletivo A-FETO de Dança-Teatro da UFBA. Já dançou em diversas cidades brasileiras, nos Estados Unidos, Itália, Índia, Portugal e Alemanha. É autora de textos e livros publicados no Brasil e no exterior.


SERVIÇO

O que: Exposição “Lendas e Aparições”, de Daniel Hourdé

Abertura: 19 de janeiro, às 19h

Visitação: 20/01/2016 a 13/03/2016

Palacete das Artes – Rua da Graça, 284

Horário de visitação: quarta a sexta: 13h às 19h; sábado, domingo e feriado: 14h às 19h

Telefones: (71) 3117-6984/6997

Assessoria do Palacete: Cleide Nunes 71 9974 5858

Assessoria do artista: Liliane Tanure 31 3047-9253/9217-3667

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s