Passeio Público sedia novo grupo de meditação amanhã (18), 16:45h

Passeio Público_ft Ana Paula Nobre (34)

Reaberto pelo governador Rui Costa em setembro do ano passado (2015), o espaço tem 203 anos e foi construído logo após a passagem da família real portuguesa em Salvador, em 1808, que fugia da invasão francesa em Lisboa

 

O programa ‘Por um mundo de paz’ acontece, pela segunda vez, amanhã (18), no Passeio Público, a partir das 16:45h, com acesso gratuito. O local fica na Avenida Sete, próximo ao Campo Grande, em Salvador, e é administrado pela diretoria de Museus (Dimus) do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC). O Passeio tem 203 anos e foi reaberto pelo governador Rui Costa em setembro do ano passado. Sua construção data de 1812, logo após a passagem da família real portuguesa em Salvador, em 1808, que fugia da invasão francesa em Lisboa. O IPAC é vinculado à secretaria estadual de Cultura (SecultBA).

O local tem vista privilegiada para a Baía de Todos os Santos, além de diversas espécies de árvores. “Ao abrirmos o Passeio para essas práticas, contribuímos para a disseminação de atitudes que proporcionam a paz de que tanto precisamos, além de dinamizar mais um espaço da cidade”, afirma a diretora de Museus do IPAC, Ana Liberato. O local é considerado um museu a céu aberto por sua importância arquitetônico-urbanística e por ter obras de arte, como peças de mármore de Carrara, cidade do norte da Itália.

Passeio Público

SEGURANÇAA iniciativa da meditação é da organização Brahma Kumaris que oferece atividades em mais de 8,5 mil centros de Raja Yoga, em 110 país. Eles ensinam meditação na busca pelo relaxamento e promoção do equilíbrio. A ação conta com o apoio do projeto Avenida Sete – Território Empreendedor, da Secretaria Cidade Sustentável e Guarda Municipal. Com apoio da Secretaria de Segurança do Estado e Polícia Militar, o local dispõe ainda de câmera com cobertura 360°, instalada a cerca de 4,5 metros de altura e atingindo extensão de até 800 metros lineares.

Câmera de segurança_passeio publico_set 2015 (6)

A intenção do IPAC é promover ações constantes no Passeio Público para que a população se aproprie mais desse espaço urbano. Grupos que praticam yoga, tai-chi-chuan e meditação já estão utilizando o local. Atividades artísticas e culturais também são realizadas. “Como se trata de um ‘jardim histórico’ só alertamos da impossibilidade de eventos de grande porte”, ressalta a diretora da Dimus/IPAC.

Os interessados devem fazer contato via telefones (71) 3117-6447 e 3117-6445 ou, presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e de 13h às 17h, no Palácio da Aclamação (Avenida Sete de Setembro, nº1330, Campo Grande). Outras informações no endereçosecdir.dimus@gmail.com. Para mais dados sobre o IPAC acesse www.ipac.ba.gov.br, facebook ‘Ipacba Patrimônio’ e twitter ‘@ipac_ba’.

 

SERVIÇO

O quê: Programa ‘Por um mundo de paz’ – Encontros de meditação ao pôr-do-sol

Onde: Passeio Público

Quando: 18/02 (quinta-feira) às 16:45h

Quanto: Gratuito

Realização: Organização Brahma Kumaris Salvador

Imagens: http://www.brahmakumaris.org/brazil/eventos_especiais/pump?set_language=pt

Créditos:

Fotos: Felipe Arcoverde, Cristina Lima e Cleber Ismério de Oliveira

Vídeo: Amilton Cameron

 

CONTATOS

Assessoria de Imprensa: Ana Paula Nobre – (71) 9305-9268 wathsapp / 8888-2984

SRTE/BA 3638 – anapaula.nobre2@gmail.com

Fonte: Ida Meirelles – Coordenadora Regional – Telefone: (71) 3328-0863

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s