Peças da Coleção “Plásticas Sonoras” de Walter Smetak serão utilizadas em próxima novela da Rede Globo

timpanos

Smetak e os “Tímpanos Grandes”

Três peças que compõem a Coleção “Plásticas Sonoras” do artista Walter Smetak, em cartaz por longa duração no Centro Cultural Solar Ferrão (Rua Gregório de Matos, Pelourinho), serão utilizadas na gravação do primeiro capítulo de “Velho Chico”, nova produção audiovisual da Rede Globo de televisão, que contará com a realização de filmagens no Rio de Janeiro, em Alagoas, no Rio Grande do Norte e na Bahia.

A solicitação feita pela Rede Globo inclui um violão, uma ronda, e tímpanos grandes, e foi autorizada através de um Termo de Comodato entre a empresa e o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), que tem período de vigência de 11/02 até 03/03 deste ano. Os instrumentos serão utilizados durante a gravação de cenas de um sarau, de forma a contextualizar a estética e musicalidade que caracteriza a época em que se passará a trama, por volta da década de 60. O processo de retirada e devolução das peças será acompanhado pelo Setor de Documentação e Pesquisa do Centro Cultural Solar Ferrão.

 

ronda1_big

Ronda

Sobre a coleção

As “Plásticas Sonoras” – criadas por Walter Smetak (1913-1984) e consideradas obras de arte por críticos e pesquisadores podem ser conferidas na mostra de longa duração Smetak – O Alquimista do Som. As peças do acervo da família do músico suíço foram restauradas e expostas apenas no Museu de Arte Moderna da Bahia e no de São Paulo, em 2007 e 2008. O músico e compositor suíço Anton Walter Smetak viveu na Bahia entre os anos de 1957 e 1984, realizando inovadoras experimentações sonoras e plásticas, que influenciou gerações de músicos e artistas. Os instrumentos musicais criados por ele, suas plásticas sonoras, formam a sua coleção, explorando as heranças popular e erudita em suas experiências

 A Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), é uma unidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s