Diretora da DIMUS participa da mesa redonda promovida pelo Grupo de Trabalho em Acessibilidade da Superintendência de Atendimento ao Cidadão

A Diretora de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC), Ana Liberato, participará da mesa redonda promovida pelo Grupo de Trabalho em Acessibilidade da Superintendência de Atendimento ao Cidadão (GTA/SAC/SAEB), dentro do Programa de Acessibilidade, em 02/03, das 9h às 12h, na sala de videoconferência do Instituto Anísio Teixeira (IAT). A atividade reúne representantes da Secretaria da Educação (SEC), Secretaria da Cultura (SECULT), Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e Secretaria de Administração (SAEB), com a participação da Museóloga Amanda Tojal (SP), Doutora em Ciências da Informação, Comunicação, Museus e Públicos Especiais.

“A igualdade entre as pessoas é direito de todos e que se concretiza mediante políticas que, ao tratar a todos igualmente, reconheça também as suas diferenças, oferecendo as oportunidades necessárias para que todos possam desenvolver as suas potencialidade e serem atendidos em suas necessidades também como “cidadãos independentes”, disse Amanda Pinto da Fonseca Tojal.

De acordo com a diretora da DIMUS, para a maioria das pessoas, quando se fala em acessibilidade em museus, significa que o prédio onde ele se encontra instalado é dotado de rampas, elevadores e sanitários adequados para cadeirantes, pistas táteis etc., ou seja, dotado de mecanismos apropriados aos portadores de deficiência. Falar de acessibilidade é falar da ausência de barreiras que garantam a igualdade de oportunidades nas dimensões mais amplas e inclusivas. “É essa acessibilidade que levou a arquiteta Laura Carneiro, (DDP/SAC/SAEB) a reunir SEC, SUDEF e DIMUS no intuito de discutir o assunto e unir esforços para que possamos tornar nossas unidades capazes de proporcionar o acesso a todo tipo de público. Os museus são espaços de convivência, onde são prestados serviços de informação, programas de formação e todos os demais serviços básicos e especiais que devem estar ao alcance de todos os indivíduos”, completa Ana Liberato.

Ana Liberato (2)

Ana Liberato

 

Confira todos os participantes do evento:

Patrícia de Jesus – Coordenadora da Educação Especial no Estado da Bahia (CEE/DIREM/SUPED/SEC) – Consultora da UNESCO no Projeto Livro Acessível/Mecdaisy [2009 a 2013]; Especialista em Educação Inclusiva [UNEB]; Autora do projeto #PraCegoVer, atua na editoração de livros com áudio descrição nos formatos Braille, Livro Falado e Daisy – (CEE/DIREM/SUPED/SEC).

Alexandre Baroni – Superintendente dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SUDEF/SJDHDS) – graduado em Engenharia Química Plena pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós graduado em Educação Especial Infantil e Fundamental (UEM).

Ana Liberato- Diretora de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, (DIMUS/IPAC) – graduada em Museologia pela Universidade Federal da Bahia.

Laura Matos – Coordenação do evento – graduada em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia (FAU/UFBA), lotada na Diretoria de Desenvolvimento de Projetos da Superintendência de Atendimento ao Cidadão (DDP/SAC/SAEB).

Amanda Tojal – Moderadora Convidada – Museóloga e Educadora de Museus, graduada em Educação artística pela FAAP/SP e pós graduada em Museologia pela Faculdade de Sociologia e Política SP, Mestre em Artes e Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s