Estudo sobre a documentação e a aquisição de obras nos Salões de Arte da Bahia é debatido no MAM-BA

convite_mestrado (2)

A pesquisa desenvolvida pela Mestre e Professora do Departamento de Museologia da Universidade Federal da Bahia, Anna Paula da Silva, em sua Dissertação de Mestrado: “Reflexões sobre a (não) perenidade nos museus: a Documentação e a aquisição de obras nos Salões de Arte da Bahia” será apresentada nesta sexta-feira, dia 04 de março, às 14h30, na Galeria 3 do MAM-BA.

O recorte da análise foi realizado com foco nos procedimentos técnicos empregados na documentação museológica da coleção contemporânea formada pelo MAM-BA dentro dos Salões da Bahia, – evento realizado pelo MAM entre os anos de 1994 a 2009 e que foi um dos maiores responsáveis pela aquisição de obras de arte contemporânea para o acervo do museu. A Dissertação teve como objeto de estudo o trabalho documental destas obras, desenvolvido pelo Núcleo de Acervo e Pesquisa Museológica do Museu de Arte Moderna da Bahia.

A partir destes parâmetros Anna da Silva apresenta a evolução dos processos de criação e produção de obras dentro da História da Arte e o desenvolvimento [ou não] destes conceitos na História da Museologia. A professora também estuda as técnicas de Documentação Museológica e estabelece uma discussão de como as teorias existentes podem abarcar as necessidades do MAM-BA. Especialmente como trabalhar obras não perenes adquiridas para integrarem um acervo público. Obras efêmeras que são legitimadas e consideradas patrimônio do povo baiano. E como as técnicas e teorias da Documentação Museológica dão [ou não] soluções para estas questões.

Saiba mais sobre a palestrante

Anna Paula da Silva é historiadora pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), museóloga pela Universidade de Brasília e mestre em Museologia pela UFBA. Foi à primeira aluna a se formar no curso de Museologia da Universidade de Brasília e apresentou o Trabalho de Conclusão de Curso, com o tema a Documentação Museológica de acervos de Arte Contemporânea. Atuou como professora substituta e é Professora no Departamento do Curso de Graduação em Museologia da Universidade Federal da Bahia.

 

Serviço

Apresentação pública da Dissertação de Mestrado: “Reflexões sobre a (não) perenidade nos museus: a Documentação e a aquisição de obras nos Salões de Arte da Bahia”

Quando: dia 04 de março de 2016 (sexta-feira), às 14h30

Onde: Galeria 3 do MAM-BA

End.: Museu de Arte Moderna da Bahia, Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão

Informações: 71 3117-6139

Entrada gratuita

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s