MAB abre diálogos sobre o “feminino” com o Projeto Mediações Especiais

Cartaz_imprensa

A equipe de técnicos do Museu de Arte da Bahia, formada pelos historiadores Jorge Nogueira e Sérgio Estânei e a artista  plástica Josane Oliveira abrem na próxima quarta-feira, dia 16 a partir das 14:30h o projeto Mediações Especiais no Acervo do Museu de Arte da Bahia, com uma visita mediada aos salões de exposição permanente abordando o tema “Alguns hábitos, costumes e representações femininos da Colônia ao início da República”. A atividade é franqueada ao público. O MAB  é uma instituição do Governo do Estado e está vinculado diretamente o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), autarquia da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA).

Essa iniciativa do Núcleo Educativo do MAB, segue orientação de seu diretor, Pedro Arcanjo que pensa” em transformar o acervo do Museu e sua reserva em laboratórios de poética e discussões, dando dignidade a esses espaços e transformar o MAB num lugar de diálogo com o contemporâneo, como acontece em todos os museus do mundo”.

Este projeto do Núcleo Educativo do Museu de Arte vai abordar temas específicos – e poucos usuais em mediações – alusivos, em especial, a datas e eventos cívico-comemorativos, estimular as potencialidades de leituras que compõe o acervo do MAB a partir de ações socioeducativas para fortalecer os diálogos e as relações entre os setores do museu e deste com a sociedade.

Segundo o historiador Jorge Nogueira, “este acervo nos revela muitas possibilidades de abordagem do tema em voga como, por exemplo, a evolução de alguns hábitos e costumes femininos em diferentes períodos e espaços históricos. Além das formas de representação da mulher ao longo da história local e nacional através de diferentes técnicas artísticas”.

As mediações vão acontecer sistematicamente durante o mês, sempre às quartas e quintas do mês de março, a partir do dia 16, em dois horários, 14:30 às 16:00 e 16:30 às 18h. Serão atendidos tanto grupos agendados por telefone (31176994) e e-mail, mabeducativo@gmail.com, quanto grupos de visitantes espontâneos com número mínimo de cinco componentes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s