Museu Udo Knoff realiza oficinas artísticas em parceria com o Projeto Axé

oficina_udo knoff

O Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica (Pelourinho) recebe, em 21 e 22/03, às 14h e às 9h30, respectivamente, a Oficina de Pintura em Estamparia, em parceria com o Projeto Axé. A oficina tem como objetivo transmitir conhecimento através da aplicação das técnicas de padronagem com novas releituras, utilizando o tecido como suporte. As estamparias serão inspiradas nos motivos do acervo do museu e finalizadas com a confecção de uma carteira masculina, utilizando material reciclável.

Também em parceria com o Projeto Axé, o museu promove, em 23/03, às 14h, uma Oficina de Pinturas em Azulejos através de releitura dos Painéis Historiados, com o tema “A chegada de Tomé de Souza à Bahia” – em homenagem aos 467 anos da fundação da Cidade de Salvador (29/03). O intuito da atividade é promover ações artísticas e culturais possibilitando aos participantes a manifestação da sua criatividade e integração em grupo.

Sobre o Projeto Axé

Como iniciativa de um florentino, Cesare de Florio La Rocca, nasce em 1990 em Salvador, o Projeto Axé. Entre as atividades oferecidas pela ONG estão capoeira, dança, música e moda. Crianças e adolescentes são estimulados a saírem das ruas e participarem de uma das 18 atividades oferecidas pelo projeto. Cerca de 1200 crianças e adolescentes são recebidos todo mês nas três unidades de arte-educação da ONG.

 

Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica

O Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica (Pelourinho) dispõe de dois ambientes ocupados por materiais referentes à arte da cerâmica e do azulejo. No andar térreo, a exposição “Azulejaria na Bahia” reúne materiais referentes á arte da cerâmica e do azulejo, além de proporcionar uma visão cronológica da existência do azulejo disposta do século XV ao XX, incluindo sua chegada ao Brasil, no século XVII.

No primeiro andar fica a mostra “Arte e Azulejaria” que exibe fotografias de prédios revestidos com azulejos confeccionados pela oficina de Udo Knoff, fruto de projetos de artistas renomados do estado da Bahia. Também será possível conferir um documentário sobre o colecionador e ceramista.

Completam a exposição, objetos confeccionados nas oficinas desenvolvidas pelos museólogos da casa, que realizam atividades educacionais com o objetivo de se manter o desejo de Udo Knoff. O espaço sediado no Pelourinho, em Salvador, integra os museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) da secretaria estadual de Cultura (SecultBA).

 

Visitação: terça a sexta, 12 às 18 horas, sábado e domingo e feriados, 12 às 17 horas

Entrada: grátis

Rua Frei Vicente, nº 03, Pelourinho – Salvador (BA)

(71) 3117-6389

Anúncios

Uma resposta em “Museu Udo Knoff realiza oficinas artísticas em parceria com o Projeto Axé

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s