IPAC apoia a requalificação do Museu do Sertão Antônio Coelho

8e6913ea9b34528734939e25235ac4fa-640x480

Através do Edital 15/2013 – Setorial de Museus, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) apoia a requalificação institucional do Museu do Sertão Antônio Coelho, com a elaboração do Plano Museológico e projeto Museográfico do espaço, localizado em Remanso, às margens do Rio São Francisco. O objetivo é o fortalecimento institucional, a criação de estratégias de estruturação e dinamização, dentro dos parâmetros da comunicação museológica e estreitamento dos vínculos com a comunidade.

No acervo, à disposição do público, estão fotografias, mapas, mercadorias, mobiliários, salas expositivas com representações de casas de farinha e taipa, vestimentas dos vaqueiros e três oratórios. Além disso, o museu dispõe da história de cidades vizinhas e um painel sobre Antônio Coelho, grande sertanejo da região.

A historiadora e administradora do equipamento, Marisa Muniz, comemora a ação realizada pelo IPAC como um resgate a memória da antiga cidade de Remanso, submersa pelo lago Sobradinho. “Senti que as lembranças da velha Remanso estavam morrendo, por isso decidi, em 2002, criar o museu. Comecei alugando uma casinha e hoje, 14 anos depois, sinto a sensação de missão cumprida”, relata, orgulhosa, a diretora.

Apesar de comemorar a elaboração do plano museológico e projeto museográfico, Marisa Muniz ressalta que o espaço precisa de reparos estruturais. “Recentemente colocamos um sanitário, um bebedouro para os visitantes e recebemos da prefeitura uma funcionária da área de limpeza, mas precisamos de uma reforma mais efetiva”.

Para a coordenadora de Editais do IPAC, Ana Cristina Coelho, o plano museológico é uma ferramenta de planejamento estratégico fundamental para nortear os trabalhos desenvolvidos pelo museu e atende às exigências da Lei 11.904/09, do Estatuto dos Museus. “Além disso, a nova expografia produz um discurso mais atraente e dá o tratamento adequado ao acervo a ser exposto. Assim, o aporte do Fundo de Cultura na execução do projeto contribui de forma expressiva para que o museu exerça a sua função social”, conclui.

O projeto de requalificação do Museu do Sertão foi elaborado pelos museólogos Simone Trindade e Aníbal Gondin.

Mais informações sobre os Editais do IPAC no site www.ipac.ba.gov.br

SERVIÇO

Museu do Sertão Antônio Coelho
Visitação: segunda a sexta, das 9h às 12h
Rua Coronel Francisco Leobas, 586 – Centro
Telefone: 74 – 3535-1230

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s