MAM-BA inaugura exposição com obras do artista Efrain Almeida

 

Efrain Almeida_foto divulgação 

Obras do artista cearense Efrain Almeida entram em cartaz no Museu de Arte Moderna da Bahia dia 19 de abril

A partir do dia 19 de abril (terça-feira), obras do artista cearense radicado no Rio de Janeiro, Efrain Almeida, ocupam a Capela do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA). A mostra intitulada “Uma pausa em pleno voo” conta com a curadoria de Marcelo Campos e apresenta sete trabalhos do artista, que já passaram pelo Paço Imperial, no Rio de Janeiro, e Centro Cultural do Banco do Nordeste, em Fortaleza (CE).

Marcando os dez anos de encontro entre o artista e o curador, a exposição é composta por esculturas em instalações ou isolada, além de aquarelas e porcelana produzidas entre os anos de 2012 e 2016. Para a itinerância em Salvador, o artista criou diálogos específicos com a arquitetura da Capela do MAM-BA. “O fato de ocupar a Capela cria relações diretas com o interesse do artista pela religiosidade brasileira”, diz Marcelo Campos.

“Uma pausa em pleno voo” era o título do texto que Campos escreveu há anos. “Esta pausa é o momento em que o olhar congela um acontecimento frágil, efêmero. Este foi o ponto de partida para esta mostra, que começou a ser planejada há cinco anos: como o artista potencializa o pequeno gesto em algo poético que é a obra”, declara Efrain Almeida.

Cisne negro2_foto divulgação

Entre as obras expostas consta a instalação “Uma coisa linda”, com 150 pássaros da espécie galos-de-campina, feitos em bronze policromado, distribuídos pelo piso da sala em grupos de unidades variáveis, formando uma cartografia determinada pelo artista. A instalação “10 Hummingbirds”, destaque na ‎Frieze 2015 – uma das mais importantes feiras de arte internacional – em Londres, é composta por dez beija-flores, também em bronze policromado com tintas iridescentes, com tonalidades diferentes, fincados na parede pelo longo bico.

Em “Plátano Bordallo”, o artista reproduz em porcelana um segmento de galho com insetos, instalado de modo perpendicular à parede. Na escultura de um cisne negro, em bronze pintado com tinta acrílica, Efrain foi buscar na memória fabular dos contos de Andersen o simbolismo do cisne que se transforma em princesa.

Sobre o artista

Efrain Almeida é natural de Boa Viagem (CE), mas vive e trabalha no Rio de Janeiro. Entre 1986 e 1990, estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e no Museu de Arte Moderna (RJ). Começou a expor em 1987, como integrante do XI Salão Carioca de Arte. Daí em diante, tem mostrado seu trabalho em centenas de cidades do Brasil, Ásia, Europa e EUA.

 

Sobre o curador

Marcelo Campos é professor adjunto do Departamento de Teoria e Historia da Arte, Instituto de Artes da UERJ, professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, e doutor em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes (UFRJ). Ele desenvolveu tese de doutorado sobre o conceito de brasilidade na arte contemporânea e possui textos publicados sobre arte brasileira e periódicos e catálogos nacionais e internacionais.

A visitação é gratuita e pode ser feita entre os dias 20 de abril e 03 de julho, de terça a domingo, das 13h às 18h, na Capela do MAM-BA. O Museu de Arte Moderna da Bahia é uma instituição do Governo do Estado e está vinculada diretamente ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), autarquia da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA).

 

SERVIÇO:

Exposição “Uma pausa em pleno voo”

Artista: Efrain Ameida (CE/RJ)

Curadoria: Marcelo Campos (RJ)

Abertura: 19 de abril (terça-feira), às 19h

Visitação: 20 de abril a 03 de julho, terça a domingo, das 13h às 18h

Capela do Museu de Arte Moderna da Bahia

Entrada gratuita

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s