Nota de Pesar pela morte do artista gráfico Rogério Duarte

Rogério Duarte - Crédito Rodrigo Sombra

Crédito: Rodrigo Sombra

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e suas unidades vinculadas – Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundação Pedro Calmon e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia –  lamentam o falecimento do o artista gráfico baiano Rogério Duarte na noite desta quarta-feira (13), em Brasília. “Se estamos tristes, Glauber está comemorando o reencontro com o amigo. A ausência de Rogério Duarte no cenário artístico será sempre uma lacuna. Ele trilhou um caminho a ser seguido e com certeza nesses 50 anos da Tropicália que iremos celebrar, esse ícone será lembrado com o respeito que merece”, afirma o secretário de Cultura, Jorge Portugal. A SecultBA transmite o seu pesar pelo acontecimento aos familiares e amigos. Ainda não há informações sobre o sepultamento.

Rogério Duarte foi um desenhista e intelectual brasileiro e é considerado o criador da estética visual da Tropicália. Nascido em Ubaíra, na Bahia, nos anos 60 mudou-se para o Rio de Janeiro. Considerado mentor intelectual de nomes como Zé Celso Martinez Corrêa, Hélio Oiticica e Torquato Neto, Rogério Duarte foi o autor de vários cartazes para filmes de seu amigo Glauber Rocha, como Deus e o diabo na terra do sol (símbolo do cinema nacional) e A idade da terra. Também criou, para este último, a trilha sonora. Colaborou também com artista como Caetano Veloso, Gilberto Gil, João Gilberto e Gal Costa.

Rogério também denunciou publicamente a tortura no regime militar. Detido juntamente com seu irmão Ronaldo Duarte, o caso, à época, foi amplamente divulgado e gerou a mobilização de artistas e intelectuais pedindo a libertação dos “Irmãos Duarte”.  Rogério era seguidor do movimento Hare Krishna há anos, tendo sido iniciado com o nome de Ragunnatha Das. Além cantar os nomes de Krishna em mantras, Rogério também se dedicava ao estudo do sânscrito.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s