Comemorando o Dia do Índio, 19, o Museu Udo Knoff promove debates sobre a arte indígena

dia2Em comemoração ao Dia do Índio (19 de abril), o Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica (Rua Frei Vicente, Pelourinho) promove diversas rodas de bate-papo, sempre às 14h, a respeito da relação entre os indígenas e a arte. Em 19/04, o bate-papo tem como temática “O lugar da arte no contexto tribal”, em que os participantes debaterão sobre o lugar da arte na vida tribal, seus sistemas variáveis de produção e circulação, além de seus agentes produtores e motivações. Na sequência, dia 26/04 com o tema “Artes indígenas contemporâneas”, respectivamente. A atividade teve início dia 12/04 falando sobre “Artes do Corpo”.

O projeto está sendo ministrado pelo professor Marivaldo Bentes da Silva, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFBA, docente e pesquisador na área de História da Arte, com ênfase em Artes Populares, Artes Indígenas e Artes Urbanas Populares.

O ciclo de debates teve início em 12/04 com o tema “Artes do corpo”, quando foi discutida a noção geral de corporeidade para as sociedades indígenas, articulando-a com a evolução civilizacional experimentada por elas. Em 19/04, data em que é comemorado o Dia do Índio, o bate-papo segue com a temática “O lugar da arte no contexto tribal”, em que os participantes debaterão sobre o lugar da arte na vida tribal, seus sistemas variáveis de produção e circulação, além de seus agentes produtores e motivações. Finalizando a programação, em 26/04, o tema será “Artes indígenas contemporâneas”, promovendo uma conversa a respeito do estado atual das realizações indígenas consideradas artísticas e o papel que o fenômeno da “urbanização” dessas sociedades tem desempenhado na modificação de seus produtos, condições de produções e, antes disso, de seu olhar sobre seus artefatos e intervenções.

 

As rodas de bate-papo são gratuitas e abertas ao público. A Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC) é uma unidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

 

Serviço: Bate-papo sobre arte indígena

Local: Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica (Rua Frei Vicente, Pelourinho)

Data: 12, 19 e 26/04

Horário: 14h

Contato: 3117-6389

Gratuito

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s