Museu Abelardo Rodrigues promove visita mediada: “MARIA, mulher e representação de Mãe”

Abelardo Rodrigues_Foto_ Genilsoncoutinho 129

O Museu Abelardo Rodrigues – (Pelourinho) promove, de 02 a 31/05, visita mediada em homenagem às figuras femininas expostas no local. A mediação abordará a iconografia das imagens marianas, a exemplo de N. Senhora das Almas do Purgatório, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora com o Menino. As visitas serão realizadas às terças e quintas-feiras das 12h às 18h, mediante agendamento, que pode ser feito através do telefone (71) 3116-6740 ou pelo e-mail: educativoferrao@gmail.com.

A proposta da atividade é destacar o papel social da mulher como agente construtora de desenvolvimento sociocultural e econômico, buscando estabelecer relações com o seu passado histórico, sua trajetória na sociedade e os desafios enfrentados para a conquista de novas áreas de atuação profissional. Como o mês de maio também está relacionado ao mês das mães, a proposta do Museu Abelardo é a de realizar uma mediação participativa que envolva o público no universo feminino, por meio da maternidade e por outros papéis desempenhando pela Mulher enquanto agente de construção de uma “sociedade mais sustentável”.

Museu Abelardo Rodrigues_fotos GenilsonCoutinho (15)

 

O museu Abelardo Rodrigues

O Museu Abelardo Rodrigues foi fundado a 05 de novembro de 1981 e encontra-se instalado no andar nobre do Centro Cultural Solar Ferrão, edificação construída no final do século XVII e início do século XVIII, situado à Rua Gregório de Mattos, 45 – Pelourinho. Este equipamento cultural está vinculado à Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural – DIMUS / IPAC e possui um acervo formado por 808 peças, em sua maioria, representativas do Barroco Colonial datadas dos séculos XVII ao XX e confeccionadas em materiais diversos.

O acervo, composto por oratórios, imaginária, crucifixos, imagens de roca, maquinetas, crucificados, tela e mobiliário sacro, permite a realização de ações socioculturais e educativas, voltadas para diferentes públicos, ampliando o potencial didático, artístico e documental da coleção.

 

Serviço: Visita mediada “MARIA, mulher e representação de Mãe” no Museu Abelardo Rodrigues

Visitação: terças e quintas-feiras, das 12h às 18h

Agendamento: através do telefone (71) 3116-6740 ou pelo e-mail educativoferrao@gmail.com

Endereço: Rua Gregório de Mattos, 45, Pelourinho – Salvador (BA)

 

O Museu Abelardo Rodrigues integra os espaços administrados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s