‘Jornada Patrimonial’ começa amanhã (10) em Cachoeira

Agentes culturais de 27 territórios de identidade da Bahia participam a partir de amanhã (10) até sexta-feira (13), na cidade de Cachoeira, da Jornada Patrimonial da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA). O evento é realizado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) com apoio da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult) da SecultBA. O objetivo é capacitar representantes territoriais para a área do patrimônio cultural, material e imaterial. “A ideia é que esses agentes conheçam mais sobre a gestão patrimonial e passem a ser multiplicadores da política pública de proteção aos bens culturais baianos”, afirma o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira.

O evento será aberto amanhã (10) às 9h, em sessão solene na Câmara Municipal de Cachoeira, e se prolonga até o final da tarde. Cursos, oficinas, palestras, exibição de vídeos, saraus, visitas guiadas à irmandade da Boa Morte e à Fundação Hansen, complementam a programação (veja abaixo/anexo) que vai até sexta-feira (13). A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Ufrb) e o Cineteatro de Cachoeira serão outros locais utilizados pela Jornada. Nas palestras e oficinas serão abordados temas como preservação e memória, educação patrimonial, elaboração de projetos culturais, terreiros de candomblé e bens culturais.

SUDECULTOs agentes que participam da Jornada são da Sudecult/SecultBA, que se responsabiliza pelo desenvolvimento de políticas públicas relacionadas com a territorialização da cultura. “As ações e projetos são realizados de forma participativa, articulada e transparente, em parceria com as instituições públicas, privadas e sociedade civil”, explica o superintendente da Sudecult, Sandro Magalhães.

A Sudecult é formada pela diretoria de Cidadania Cultural, dedicada a garantir a ampliação do acesso público aos meios de produção, circulação e fruição cultural. A diretoria de Espaços Culturais com 17 equipamentos em 12 territórios, e a diretoria de Territorialização da Cultura, também integram a Sudecult/SecultBA.

Dentre as autoridades confirmadas na abertura, o superintendente da Sudecult, Sandro Magalhães, o diretor do IPAC, João Carlos Oliveira, o diretor da Dipat/IPAC, Roberto Pellegrino, o diretor de Projetos e Obras do IPAC, Felipe Musse, e o prefeito de Cachoeira, Carlos Pereira, dentre outras autoridades estaduais e municipais, além de estudiosos, pesquisadores e palestrantes do evento.

Mais informações na Dipat/IPAC, via telefone (71) 3117-7498 e endereço dipat.ipac@ipac.ba.gov.br. Acesse o site www.ipac.ba.gov.br, facebook ‘Ipacba Patrimônio’, twitter ‘@ipac_ba’ e instagram ‘@ipac.patrimonio’.

Confira programação abaixo:

jornada-pogramacao (3)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s