MAM-BA realiza palestra sobre ex-votos na próxima quarta-feira (11)

Ex-voto3 Ft DivulgaçãoMuseu de Arte Moderna da Bahia promove bate-papo aberto ao público sobre os ex-votos com pesquisadores da Universidade Federal da Bahia

 Em paralelo à exposição “Uma pausa em pleno voo”, do artista cearense radicado no Rio de Janeiro, Efrain Almeida, acontece na Galeria 3 do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), uma palestra sobre a expressão popular religiosa dos ex-votos, na próxima quarta-feira (11), às 14h, aberta ao público.

Ministrada pelo Professor Associado da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Chefe do Departamento de Museologia e Coordenador do Núcleo de Pesquisa dos Ex-votos, José Cláudio Alves de Oliveira e pela Mestra em Museologia pela UFBA, Genivalda Cândido da Silva, a atividade dialoga com a exposição, que segue em cartaz na Capela do MAM-BA até o dia 03 de julho.

Efrain Almeida se aproxima da temática dos ex-votos e da religiosidade em seus trabalhos, a exemplo da obra “Olhos”. Durante a palestra será estabelecido um diálogo entre as peças do artista e questões referentes à tipologia dos ex-votos do Brasil, América Central e do Norte. “Abordaremos sobre o conceito, definição e o ex-voto como media folkcomunicacional”, explica José Cláudio Alves de Oliveira.

 

Sobre os ex-votos

 O ex-voto é o testemunho de fiés que, em salas de milagres de igrejas e santuários católicos, pode ser realizado através de bilhetes ou cartas, esculturas, milagritos, quadros pictóricos, fotografias, órgãos in vitro, mechas de cabelo, CDs ou DVDs e objetos pessoais. Salas destinadas a este ato como as de Nossa Senhora Aparecida, no Brasil, Guadalupe, no México e Lourdes, na França, apresentam a riqueza tipológica desses objetos.

Atualmente, os pequenos e grandes santuários católicos apresentam acervos efêmeros em suas salas de milagres e muitos são encaminhados aos museus. São considerados como testemunhos históricos, fontes artísticas e representação da cultura popular e da religiosidade católica, eles atestam variados valores do homem, mostrando-se em múltiplas linguagens, desafiando as ciências das letras e da comunicação.

São inúmeros os tipos de ex-votos conhecidos, sendo muitos influenciados pelo meio geográfico, entretanto, sua relação não é determinante, pois modelos nordestinos podem ser encontrados na região Sul do Brasil, assim como existe uma tipologia encontrada no Norte e Sul semelhante a encontrada no Centro-Oeste. Esse elemento pode ser localizado nas artes, na comunicação social, museologia, antropologia, psicologia, história e sociologia.

 

SERVIÇO:

 “Palestra sobre ex-votos no MAM-BA”

Quando: 11 de maio (quarta-feira)

Horário: 14h

Local: Galeria 3 do Museu de Arte Moderna da Bahia

Entrada gratuita

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s