Fotos com mais de 100 anos ocupam muros do Passeio Público a partir desta segunda (16)

Porto da Barra_Exposição Museus Paisagens Culturais - Rep. Lazaro Menezes (12)

Exposição pública permanente será aberta durante solenidade da 14ª Semana de Museus na Bahia, no Palácio da Aclamação, segunda (16), às 9:30h

Painéis com cerca de 4 X 2 metros de fotografias produzidas no final do século XIX de vários pontos da cidade de Salvador, ocuparão as paredes do Passeio Público, a partir desta segunda-feira, dia 16, às 9:30h. Uma solenidade de abertura da exposição intitulada ‘Museus: Paisagens Culturais’ ocorrerá no Palácio da Aclamação (Forte de São Pedro/Campo Grande). Já confirmaram presença, o secretário de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), Jorge Portugal, o diretor geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), João Carlos de Oliveira, dentre outras autoridades municipais, estaduais e federais, artistas, museólogos e produtores culturais.

A iniciativa é da SecultBA, através da diretoria de Museus (Dimus) do IPAC. “Esta é mais uma ação de beneficiamento do Passeio, depois dos serviços de manutenção e segurança empreendidos nesse importante espaço urbano no ano passado (2015)”, afirma o diretor do IPAC, João Carlos. Inaugurado em 1810, pelo 8º Conde dos Arcos, Marcos de Noronha e Brito, então governador da Bahia (1810 – 1918), o Passeio hoje é administrado pelo IPAC. Novas melhorias devem ser empreendidas. “Temos um projeto de sinalização histórica e botânica cuja realização pode ser feita via parcerias”, diz o dirigente estadual.

200 ANOS“O Passeio foi um dos espaços mais charmosos da cidade que sofreu mudanças drásticas ao longo de 200 anos”, diz João Carlos. Ele explica que no início do século XX, a área foi reduzida ao ampliarem o antigo Palacete dos Moraes – então privado – para sediar a residência dos governadores da Bahia. “Começa nessa época a perda de espaços do Passeio; depois, na construção da Avenida Contorno (anos 1960), que tirou o acesso à Gamboa e, depois, a construção de edificações que reduziram a antiga vista panorâmica do local para Baía”, descreve o diretor do IPAC.

A exposição ‘Paisagens Culturais’ será permanente já que as fotografias têm proteção especial contra a chuva. “É emblemático instalarmos a mostra no Passeio, já que o local foi modificado ao longo dos anos em função do crescimento da cidade”, diz o diretor do IPAC. Segundo ele, na primeira metade do século XIX, o Passeio tinha uma mata tropical a cerca de 70 metros do nível do mar que ia das imediações do Forte de São Pedro, no Campo Grande, até as margens da Baía de Todos-os-Santos, próximo ao Forte São Paulo da Gamboa.

Exposição Museus Paisagens Culturais - Rep_modified. Lazaro Menezes (7)_modified

GRATUITADe acordo com a diretora de Museus do IPAC, Ana Liberato, são 11 grandes fotos impermeabilizadas. São retratadas área da Praça Municipal, Ladeira de Santana, os edifícios do cais do Porto de Salvador, o antigo Terreiro de Jesus, vistas do Farol e do Porto da Barra e do Passeio Público. As imagens foram retirados do livro ‘50 anos de urbanização – Salvador da Bahia no Século XIX’, resultado de pesquisa da historiadora Consuelo Novais, já falecida. O livro foi vencedor do Prêmio Clarival do Prado Valladares (historiador e crítico de arte brasileiro), promovido pela Odebrecht que doou ao Museu de Arte da Bahia (MAB) do IPAC.

“O Passeio oferecerá essas imagens da antiga Salvador para que o público possa conhecer, apreciar e refletir acerca das mudanças ocorridas no centro da cidade, ao longo dos anos”, diz Ana Liberato. A exposição é gratuita e permanente. Escolas, faculdades e universidades podem agendar visitas guiadas. Informações na Dimus/IPAC, via telefone (71) 3117-6447 e endereço secdir.dimus@gmail.com. Acesse o site www.ipac.ba.gov.br, facebook ‘Ipacba Patrimônio’, twitter ‘@ipac_ba’ e instagram ‘@ipac.patrimonio’.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s