Grupo Renascer da Terceira Idade leva samba de roda à abertura da 14ª Semana de Museus

Grupo Renascer_samba de roda 2

Músicos e dançarinas do Grupo Renascer da Terceira Idade (que faz parte das Organizações Sociais Irmã Dulce) fazem uma apresentação de samba de roda na abertura da 14ª Semana de Museus, marcada para às 9h30 de segunda-feira (16/05) no jardim do Palácio da Aclamação (Av. Sete de Setembro, Campo Grande). Além da presença desse grupo, o evento conta com a apresentação ‘Afoxé Agogôs de Lata’ (da Orquestra Museofônica e Emília Biancardi) e marca a abertura da mostra de painéis “Museus: Paisagens Culturais” e da campanha #MusEuVou, incentivando a visitação aos museus da cidade.

CONVITE-eletronico

A realização é da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) e Diretoria de Museus (Dimus). Logo após a solenidade, os presentes serão convidados para conferir a mostra que fica permanente no Passeio Público (Av. 7 de Setembro, Campo Grande).

Grupo Renascer_samba de roda

Com foco no Samba de Roda, o Grupo Renascer realiza apresentações em diversos eventos e atividades culturais. “Através de atividades lúdicas e de lazer, o Grupo Renascer da Terceira Idade proporciona aos seus integrantes uma retomada ao papel na sociedade, gerando uma integração entre os idosos e os meios culturais”, conta o coordenador Ubirajara Silva.

Urbanização – A exposição ‘Museus: Paisagens Culturais’ é composta por 11 painéis impermeabilizados que retratam o crescimento urbano da cidade de Salvador, principalmente no final do século XIX. Os painéis (média de 3 X 2 metros) foram retirados do livro ’50 anos de urbanização – Salvador da Bahia no Século XIX’, resultado do projeto de pesquisa de Consuelo Novais ‘Serviços Urbanos e Movimentos Sociais na Bahia – 1846-1900’, vencedor da primeira edição do Prêmio Clarival do Prado Valladares, promovido pela Odebrecht. As fotografias foram doadas pela Odebrecht ao Museu de Arte da Bahia (MAB) que recebeu a mostra de lançamento do livro. A pesquisa foca nas transformações ocorridas na cidade de Salvador com o surgimento dos primeiros serviços de transportes coletivos, abastecimento de água, saneamento e iluminação.

Elevador Lacerda_Exposição Museus Paisagens Culturais - Rep. Lazaro Menezes (1)

“A 14ª edição da Semana e Museus traz como tema ‘paisagem cultural’, que abrange tanto a paisagem natural quanto a paisagem construída pelo homem, ou seja, suas intervenções arquitetônicas-urbanísticas. Por esta razão estamos colocando em exposição, no Passeio Público, algumas imagens da antiga Salvador para que o público possa conhecer, apreciar e, ao mesmo tempo refletir acerca das mudanças ocorridas no centro da cidade, ao longo dos anos A exposição é gratuita e terá caráter permanente no Passeio Público. Esperamos uma intensa visitação”, comemora a diretora de Museus do IPAC, Ana Liberato.

card1

A campanha #MusEuVou é uma iniciativa da SECOM e SecultBA/IPAC e sua criação ficou à cargo agência Objectiva. No atendimento Ágatha Ferreira e Poena Carmo, criação Caio Oliveira e Mario Garcia Jr., finalização Marcos Souza, revisão Dilton Cardoso. Dentre as peças criadas, spot para rádio, banners para internet e redes sociais, veiculação de banners em sites parceiros do google, facebook e instagram através de anúncios e postagens. Além disso, elemídia, mobiliário urbano, instalação de flâmulas com os motes da campanha em todos os museus participantes da Semana de Museus. Os frequentadores dos museus do IPAC terão ainda à disposição molduras customizadas para tirar fotos.

SEMANA DE MUSEUS – 16 a 22 de maio

A Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Ibram que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio). A 14ª Semana de Museus acontecerá de 16 a 22/05 nos diversos museus do Estado.  Com a temática “Museus e Paisagens Culturais”, a 14ª Semana de Museus reúne 1.236 museus de todo o país, oferecendo ao público 3.700 atividades especiais como visitas mediadas, palestras e oficinas.

Acompanhe a programação dos museus do Estado no período – 16 a 22 de maio – no blog: https://dimusbahia.wordpress.com/.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s