MAB apresenta as paisagens culturais de Salvador em mediações especiais na Semana de Museus

DSC_0354

“O acervo do MAB e as paisagens culturais na iconografia de Salvador”, será com esta temática que o Núcleo Educativo do Museu de Arte da Bahia irá apresentar e percorrer juntamente com o público, alguns ambientes dos salões de exposição, de 17 a 27 de maio, durante a Mediação Especial em comemoração à 14ª Semana de Museus. O MAB é unidade vinculada ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural- IPAC – autarquia da SecultBa.

Sob orientação do diretor Pedro Arcanjo, o MAB lança a segunda edição do Projeto Mediações Especiais a partir do tema proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) “Museus e paisagens culturais”. Destacando obras da coleção de pinturas que remetem à Salvador do século XVII ao XX a mediação será focada em duas linhas básicas, e complementares, de abordagem: a importância da relação do homem com o território para a (trans) formação das paisagens culturais; e as reconfigurações paisagístico-culturais de Salvador decorrentes de intervenções urbanísticas.
A visitação terá início a partir da exposição temporária “Iconografia de Salvador” no andar térreo e segue para o circuito expositivo de longa duração, no andar superior, quando serão sinalizadas, dentro da abordagem, algumas dimensões de patrimônio (paisagístico, natural, construído, material, imaterial, etc) inerentes às paisagens culturais nos mais diferentes territórios.
Segundo o diretor do museu, Pedro Arcanjo, essa mediação é uma forma de “busca e assimilação do quanto o patrimônio musealizado do MAB, de modo geral, é representativo em diferentes contextos, da pluralidade paisagístico-cultural baiana.”
As visitações irão ocorrer às terças e quintas em dois horários: das 14:30 às 16:00h e das 16:30 às 18:00h. Serão mediados grupos agendados e grupos formados por visitantes espontâneos. Para maiores informações e agendamentos, entrar em contato pelo telefone: 31176994 (das 10:00 às 12:00 e das 13:30 às 18:30), através do e-mail: mabeducativo@gmail.com e na recepção do MAB.
A SEMANA NO MAB
Além da Mediação Especial, durante a 14ª Semana de Museus, o MAB promove Debate sobre “Recentes intervenções na paisagem urbana de Salvador: Rio Vermelho e Barra”.Tendo como convidados: Amine Barbuda(arquiteta e urbanista) e Waltson Raylan (presidente da Associação Ama Barra). Dia 18 (quarta-feira), às 19h, dentro do Projeto Diálogos Contemporâneos.
Já no dia 19 (quinta-feira), às 19h, Palestra com Chico Sena, debatendo as transformações urbanas no Corredor da Vitória a partir dos cartões postais do acervo do MAB.
No dia 21 (sábado), às 16h, no auditório do museu, acontecerá o sarau “Poesia do Buzu para o Museu”, com o poeta, diretor teatral e ator Isaias Oliveira. Já no dia 22 (domingo), também, no auditório, às 16h, o MAB apresenta o Recital solo de violão do músico Afonso Celso.
Além desses eventos as exposições “Além do que se vê, aquém do intangível” e a “Iconografia de Salvador”, estarão abertas à visitação do público, até 30 de maio, de terça a sexta, das 13h às 19h, sábado, domingo e feriado, das 14h às 18h.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s