Programação Semana de Museus DIMUS – 17/05

FER17

A Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Ibram que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio). A 14ª Semana de Museus acontecerá de 16 a 22/05 nos diversos museus do Estado.  Com a temática “Museus e Paisagens Culturais”, a 14ª Semana de Museus reúne 1.236 museus de todo o país, oferecendo ao público 3.700 atividades especiais como visitas mediadas, palestras e oficinas. Confira a programação desta terça-feira (17/05):

  Centro Cultural Solar Ferrão (Rua Gregório de Mattos, 45 – Pelourinho)

17/05, às 15h – PALESTRA SOBRE A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NA CAPOEIRA ANGOLA NO SÉCULO XX. A palestrante Paula Juliana Foltran é formada em Serviço Social pela Universidade de Brasília, mestra em Política Social e doutoranda em História, pela mesma instituição. Desde 2002, Foltran desenvolve pesquisas no campo dos estudos de gênero e sobre mulheres, tendo experiência, publicações e atuação em Ongs feministas com os temas dos Direitos Sexuais e Reprodutivos, Direitos Humanos das Mulheres, Violência contra Mulheres, Saberes Tradicionais de Mulheres e Atuação Invisibilizada das Mulheres na História. Atualmente estuda, no âmbito da História Cultural e Memória, a participação das mulheres na Capoeira Angola no Século XX. O evento também contará com a participação da professora Emília Biancardi, da Orquestra Museofônica e capoeiristas do DF. Ao final do evento acontecerá uma roda de capoeira em frente ao Centro Cultural Solar Ferrão.

 

Palacete das Artes (Rua da Graça, 289 – Graça)

17/05, às 15h – PROJETO TROCANDO PALAVRAS, com troca de livros, e exibições dos filmes Chico: artista brasileiro

17/05, às 17h – CINEMA NO MUSEU: Chico, Artista Brasileiro (Documentário que através de depoimento do compositor, revela a sua trajetória. Participação de nomes da MPB).

 

Parque Histórico Castro Alves (Praça Castro Alves, 106, Centro – Cabaceiras do Paraguaçu)

17/05 – 18h às 20h – APRESENTAÇÃO do Boinho de Painho. Uma representação do Boi Bumba, feita por jovens da comunidade através de oficinas promovidas pelo PHCA durante o ano, visando resgatar nossa cultura.

 

 

A Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC) é uma unidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s