TEXTO DE PESAR – Sante Scaldaferri

SANTE

Foto: Dadà Jaques

O Conselho Estadual de Cultura lamenta a morte do ex-conselheiro de cultura e artista plástico baiano Sante Scaldaferri, que faleceu neste domingo, 15, aos 88 anos. Pintor, gravador, tapeceiro, ator, cenógrafo e professor, Scaldaferri deixa grande contribuição à cultura baiana nas diversas linguagens artísticas em que atuou.

Sante Scaldaferri foi integrante do Conselho Estadual de Cultura por 11 anos. Entre 1995 e 2006, sua atuação no órgão sempre esteve pautada na cooperação com a política pública de cultura da Bahia. Também foi responsável pela implantação, em Salvador, dos centros de formação artesanal do Serviço Social do Comércio (Sesc), do Serviço Social da Indústria (Sesi) e da Fundação do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).

Como artista plástico, abordou em suas obras a fragilidade da condição humana e trabalhou com a figura humana no limite entre o divino e o animal. Em obras mais recentes, incorporou objetos às pinturas. Formado em pintura, em 1957, pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), utilizou a temática social, desde o início da carreira, para estimular a crítica e a reflexão dos espectadores.

Sante Scaldaferri inspirou gerações de artistas baianos através do seu brilhante trabalho artístico. Consolidou sua carreira na aproximação e valorização da identidade cultural brasileira, a qual foi sempre dedicado. Retratou a cultura popular, a arte e o artesanato do Nordeste a partir de peças nas quais estão fortemente presentes a tradição religiosa e a fé. O reconhecimento do seu trabalho ultrapassou as fronteiras nacionais e ganhou reconhecimento em diversos países. A foto utilizada neste texto, por exemplo, foi publicada no site italiano Sarapegbe, dedicado à cultura brasileira.

O enterro do artista será nesta segunda-feira, 16, às 17h, no Campo Santo, no bairro da Federação, em Salvador.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s