IPAC promove oficina de Libras amanhã (18), às 14h, no Pelourinho

Casa 29 ft. Lazaro Menezesz (1)

 O Instituto do Patrimônio Atístico e Cultural da Bahia (IPAC) realiza amanhã (18), a partir das 14h, uma Oficina de Libras (língua brasileira de sinais para deficientes auditivos) no seu Centro de Documentação e Memória (Cedom). O evento acontece na Biblioteca Manuel Querino, que fica na Rua Gregório de Matos, nº 29, no Pelourinho, Centro histórico de Salvador, com realização da coordenação Articulação e Difusão (Coad) e coordenação de Educação Patrimonial (Cepa) do instituto.

O encontro é aberto ao público e é voltado para 30 alunos da oficina comunitária de Libras no centro de cultura da Câmara Municipal. “Além dos portadores de deficiência auditiva, é importante a participação de pessoas que convivem ou estão em contato com deficientes auditivos”, explica a técnica de apoio à Educação Patrimonial do IPAC, Denise Moitinho. Segundo ela, serão realizadas dinâmicas com o objetivo de facilitar a comunicação entre pessoas ouvintes e surdas. O IPAC é vinculado à Secretaria de Cultura (SecultBA). A atividade integra a campanha #MusEuCurto, #MusEuVou e #MusEuCuido do IPAC/SecultBA com apoio da Secretaria de Comunicação do Estado (Secom).

LEI 10.436“Atuamos de forma integrada e em articulação com a sociedade, a fim de fomentar ações educativas que contribuam para difusão do conhecimento científico produzido pelo IPAC e outras instituições que se dedicam à proteção dos bens culturais, materiais e imateriais”, ressalta a técnica Denise.

O projeto do IPAC/Coad/Cepa atende ainda à Lei nº 10.436 de abril de 2002 que garante o direito à educação das pessoas com deficiência auditiva. A oficina será ministrada pelo instrutor José Alcides Machado de Jesus, especialista em Língua Brasileira de Sinais-Libras, graduado em Letras/Inglês e que já atua como instrutor na câmara municipal. A pedagoga Verane Trindade atuará como intérprete.

VISITAS e LIVROSCom biblioteca e extenso material de arquivo técnico (fotos e documentos) o Cedom/IPAC está aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17h. As escolas e instituições interessadas em visitas ou parcerias podem contatar via telefone (71) 3116-6945 ou endereço coad.ipac@ipac.ba.gov.br. A Biblioteca Manuel Querino do IPAC também recebe doações pelos mesmos contatos.

A produção científica do IPAC está nesse prédio. Os livros publicados pelo órgão são acessados via linkhttp://www.ipac.ba.gov.br/downloads#aba-4.  O acervo da biblioteca está no link http://biblio.ipac.ba.gov.br. Acesse o sitewww.ipac.ba.gov.br, facebook ‘Ipacba Patrimônio’, twitter ‘@ipac_ba’ e Instagram ‘@ipac.patrimonio’.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s