Jardins do Palácio da Aclamação receberam o projeto Renascer das Artes: do Temp(l)o das Musas ao Ciberespaço na última sexta-feira (20)

IMG_3001 

O Palácio da Aclamação recebeu na última sexta-feira (20), o ‘Renascer das Artes’, projeto de artes integradas idealizado pelo poeta Fabricio Britto e pela museóloga Manuela Ribeiro, ambos integrantes do coletivo Arte Marginal Salvador. A atividade contou com recital poético, além de uma exposição coletiva de quadros e fotografias de artistas como Marie Thauront, Devarnier Hembadoom e Gilucci Augusto. Ocorreu também a performance ‘Mulheres Aguerridas’ onde os artistas interagiram com o espaço e com sua ancestralidade, destacando a imagem das mulheres que ajudaram a construir a história do Brasil, como as indígenas e as caboclas, as quais passaram por processos de escravização e de silenciamento durante seu percurso.

IMG_2992

Segundo a diretora da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), Fernanda Tourinho, “outras possibilidades se abrem com a requalificação do Passeio Público e do Jardim do Palácio da Aclamação enquanto espaços para fruição de arte e, consequentemente, novas oportunidades para os artistas que serão chamados a propor seus projetos de ocupação. É nesse sentido que consideramos oportuna a realização desta atividade de artes integradas, a qual traz consigo diversas manifestações artísticas e culturais”.

IMG_3010

“Quando eu fiquei sabendo que o processo aconteceria no Palácio da Aclamação e no Passeio Público, acabei entrando em contato com a história desses lugares e a importância de se realizarem projetos de ocupação. Acho muito importante realizar esse tipo de ocupação de agrega várias linguagens e de trazer outros tipos de arte a locais que até então são associados à um ideal engessado”, afirmou a performer Índia Travestinja, que participou da performance “Mulheres Aguerridas”.

 IMG_3015

A atividade integrou a programação da 14ª Semana de Museus, que ocorreu de 16 a 22/05, apresentando o tema “Museus e Paisagens Culturais”. A Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC) é uma unidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s