FEIRA DE IMPRESSOS CRIATIVOS MOVIMENTA O PALACETE DAS ARTES DE 9 A 12 DE JUNHO

Tabuão 

Mobilizar a produção e divulgação de impressos criativos por meio de um trânsito entre técnicas antigas e novas. Explorar as inúmeras possibilidades impressas que temos para apresentar um produto, cativar o leitor, transmitir uma mensagem, uma imagem, um grito ou até, quem sabe, um silêncio. Oferecer espaço para aqueles que desejam publicar as suas ideias. Estes são os objetivos da Tabuão – Feira de Impressos que acontece em Salvador, nos dias 9 a 12 de junho, no Palacete das Artes, na Graça. O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

O encontro vai reunir editores independentes, artistas, fotógrafos e designers de todo o Brasil. Serão quatro dias de palestras, mesas-redondas, ateliês abertos, oficinas e a feira de publicações, com os mais variados tipos de peças impressas. Temas como a diversidade de publicações, políticas, discursos e estéticas em torno do livro; técnicas de impressão e os tipos e ofícios gráficos estão na lista das Mesas de Discussão que integram a Feira. Uma programação musical com artistas da cidade e lançamentos de livros também vão movimentar o Palacete das Artes ao longo destes quatro dias. Destaque também para a oficina “livro. corpo. metamorfoses”, com Cynthia de Cássia Santos Barra e Wilson de Avellar, que propõe instaurar um lugar de criação para trabalhar palavras e imagens tendo como eixos o livro, o corpo e suas metamorfoses.

Nomes de peso estão entre os convidados da Tabuão: Alfredo Gama, artista plástico e designer, cenógrafo na TVE e chefe do setor visual do TCA; a paulista Ana Rocha, da Polvilho Edições, Cacá Fonseca, professora da Faculdade de Artes Visuais (UFG); a jornalista argentina Cecília Arbolave, da Lote 42; Cinara de Araújo, baiana, professora do Bacharelado Interdisciplinar em Artes na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB); a poeta baiana Karina Rabinovitz; a jornalista e editora da Pallas, Mariana Whart; a recifense Mayra Melo, produtora, designer, editora e realizadora da feira Independente Disso (Recife/PE) e o carioca Pedro Lima, da Pipoca Press, editora independente.

A Sociedade da Prensa e o Movimento Contínuo são dois coletivos formados por artistas baianos. Em abril de 2015, estiveram juntos na realização da 1º Feira de Publicações Independentes, que aconteceu durante o 2º Festival de Literatura e Ilustração da Bahia.

O Tabuão é o nome de uma das ruas do Centro Antigo de Salvador, uma encruzilhada de destinos da velha cidade, fazendo fronteira com o Comércio, o Pelourinho, o Santo Antônio Além do Carmo e a Baixa dos Sapateiros. Por suas ruas e mistérios desta área da cidade velha, um comércio de artigos diversos servindo a um grupo vasto de artesãos, como costureiras, estofadores, sapateiros, entre outros. Na descida do Tabuão, é possível encontrar um rico itinerário de serviços gráficos e compra de papéis. Pequenas grafiquetas, máquinas de fazer carimbo, produtos de papelaria e copiadoras, algumas muito antigas e pouco conhecidas. Este universo é que inspira e nomeia a TABUÃO – Feira de Impressos.

O Palacete das Artes é um órgão vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural/Secretaria de Cultura. Funciona de terça a sexta, das 14h às 19h, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h. Mais informações no tel. 71 3117 6987, e site www.palacetedasartes.ba.gov.br

 

Foto: Agnes Cajaiba

SERVIÇO


TABUÃO – Feira de Impressos
09 a 12 de junho
Quinta, 18h às 21h /sexta, 15h às 21h / sábado e domingo, 14h às 20h
Palacete das Artes (Rua da Graça, 284, Graça)
MAIS INFORMAÇÕES
Marília Carneiro | Produção Executiva | 71 9 9924.0324
Bruna Hercog | Assessoria de Imprensa | 71 9 8864.1906
Facebook | facebook.com.br/tabuao-feira-de-impressos
Instragram | @tabuaofeira
E-mail | tabuaofeira@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s