Solar Barão de Sergy será reformado após festejos juninos

Santo_Amaro-Rosilda_Cruz (716)

O Solar Barão de Sergy, edificação originária do início do século XIX, localizado no centro de Santo Amaro, vai ser reformado pela prefeitura local após os festejos juninos. A informação é do chefe de gabinete da Prefeitura Municipal de Santo Amaro, Hilton Mário Souza. Segundo ele, as obras devem começar pelo telhado que necessita de reparos imediatos, seguindo depois para contenção das paredes.

O imóvel não é protegido via tombamento estadual ou federal, mas pertence ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) da secretaria estadual de Cultura (SecultBA) e tem relevante mérito arquitetônico-cultural para a região. A intervenção integra o convênio de cessão assinado na última sexta-feira (3) pelo secretário da Cultura, Jorge Portugal, pelo diretor do IPAC, João Carlos de Oliveira, e o prefeito Ricardo Machado, representado pelo vice-prefeito Leonardo Pacheco.

Santo_Amaro-Rosilda_Cruz (727)

MÉRITOO solar estava cedido à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que anunciou possibilidade de restauração em janeiro do ano passado (2015), mas não obteve recursos. O diretor geral do IPAC destaca que o prédio foi construído em 1804 e está situado na Praça da Purificação, a principal da cidade.

“O imóvel tem dois pavimentos e uma água-furtada (terceiro andar menor) em destaque, mérito arquitetônico e simbologia histórica para Santo Amaro”, diz João Carlos. Em contrapartida à cessão do solar a SecultBA está negociando uma outra casa com a prefeitura local para instalação do Instituto Emanoel Araújo, artista nascido em Santo Amaro e com vasta carreira nacional e internacional.

No solar nasceu Francisco Lourenço de Araújo (1816—1893), o Barão de Sergy, personalidade santo-amarense. Ele foi brigadeiro honorário do Exército, participou da Guerra do Paraguai no posto de coronel tomou parte na Batalha de Itororó, no comando da 9ª Brigada. Era dignitário da Imperial Ordem da Rosa, cavaleiro da Imperial Ordem do Cruzeiro e foi agraciado com o título de barão em 1870.

RESTAURO e ORIENTAÇÕES“Dispomos de expertise para fiscalizar e dar orientação técnica e fazemos isso periodicamente em imóveis de propriedade do Instituto, além de atendermos demandas de diversas prefeituras municipais”, diz João Carlos. Em Salvador, o IPAC está realizando e acompanhando intervenções na Praça das Artes, no Pelourinho, e Igreja de Brotas, além de ações preventivas em casarões sob a sua responsabilidade no Centro Histórico da capital.

No interior, ações prediais e de restauro na igreja do Miradouro, em Xique-Xique, e no Convento dos Humildes, em Santo Amaro, além de fiscalização na Igreja de São Miguel, em Itacaré. Mais informações sobre o solar na prefeitura de Santo Amaro, via telefone (75) 3241-8458. Acesse o site www.ipac.ba.gov.br, facebook ‘Ipacba Patrimônio’, twitter ‘@ipac_ba’ e instagram ‘@ipac.patrimonio’.

fotos: Rosilda Cruz
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s