Abertas inscrições para Narrativas Patrimoniais em Caetité

caetite_logo_dia14

Já estão abertas as inscrições para o programa estadual ‘Narrativas Patrimoniais’ que acontece nos próximos dias 14 e 15 (junho/2016), na cidade de Caetité, localizada a cerca de 700 km de Salvador. O evento será no auditório da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), às 15h, na Avenida Contorno, Campus VI. As vagas são limitadas, a inscrição é gratuita e pode ser feita até 13 de junho via linkhttps://goo.gl/ymXKBr e endereço eletrônico narrativaspatrimoniais@ipac.ba.gov.br.

O programa promove diálogo, fomento cultural e qualificação de agentes públicos, artistas e produtores culturais, especialmente, das áreas de arquitetura, urbanismo, museologia, patrimônio cultural material e imaterial. Criado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) da secretaria estadual de Cultura (SecultBA), o programa foi lançado em Salvador no último dia 17 de maio (2016) e pretende percorrer várias cidades baianas. Na programação, Salvador, Santo Amaro, Jequié, Serrinha, Ilhéus, Palmeiras, Capim Grosso, Cachoeira e Cabaceiras do Paraguaçu.

Casa-de-Anisio-Teixeira-ft_Elias-Mascarenhas-(5)

Foto: Elias Mascarenhas

PROGRAMAÇÃOEm Caetité, na terça-feira (14) acontecem as palestras ‘O Antes e Depois do Tombamento – Registro Especial’, com o diretor de Preservação do Patrimônio do IPAC, Roberto Pellegrino, e a ‘Conservar é Preciso’ com o diretor de Projetos Obras e Restauro (Dipro) do IPAC, Felipe Musse, além da apresentação do projeto de ‘Preservação da Memória Documental da Chapada Diamantina’, por Sayonara Pinto. Na terça (15), técnicos da Assessoria Técnica (Astec) do IPAC, Milena Rocha e Murilo Jorge, fazem a palestra#PatrimônioEuCuido. O ‘Narrativas’ conta com apoio da Superintendência de Promoção Cultural (Suprocult) da SecultBA.

“Em todas as cidades, procuramos incluir projetos vencedores e bem sucedidos patrocinados através das linhas de fomento da SecultBA, de modo a estimular novos proponentes para elaboração de projetos”, explica a coordenadora de Editais do IPAC, Ana Coelho. A coordenadora de Parcerias Institucionais do IPAC, Milena Rocha, destaca que o fomento é trabalhado no ‘Narrativas’ com as possibilidades de financiamento e capacitação de recursos para o patrimônio cultural. “Já a qualificação acontece com orientações técnicas para a formatação e elaboração de projetos”, relata Milena.

EDUCAÇÃO PATRIMONIALSegundo o diretor de Preservação do IPAC, Roberto Pellegrino, o ‘Narrativas’ traz ainda a educação patrimonial através das palestras em que dúvidas são esclarecidas acerca das ferramentas de proteção aos bens culturais. “Como o tombamento e o registro especial”, diz Pellegrino. Ele ressalta que no mesmo período do evento, técnicos do IPAC realizam vistorias aos bens culturais tombados na cidade, como a Casa de Anísio Teixeira e a Casa da Câmara e Cadeia, dentre outras edificações.

A inscrição é gratuita e pode ser feita até o dia 13 de junho, no link https://goo.gl/ymXKBr. As vagas são limitadas. Mais informações: (71) 3117-7482 e narrativaspatrimoniais@ipac.ba.gov.br. Acesse o site www.ipac.ba.gov.br, facebook ‘Ipacba Patrimônio’, twitter ‘@ipac_ba’ e instagram ‘@ipac.patrimonio’.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s