IPAC confere 800 obras de Mário Cravo em Pituaçu para transferir para seus museus

 OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Cerca de 800 obras de arte do artista baiano Mário Cravo Jr. localizadas no Espaço Mario Cravo – Parque das Esculturas, em Salvador, serão transferidas para os museus e equipamentos públicos do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/IPAC), órgão da secretaria estadual de Cultura (SecultBA). O acervo reúne pinturas, desenhos, gravuras e esculturas de pequenas e grandes dimensões, em fibra de vidro, madeira e pedra-sabão. A maior parte é em papel.

VisitaIPACMárioCravo.ftGeraldoMoniz (5)

O diretor do IPAC, João Carlos de Oliveira, em visita ao artista

As 800 obras foram doadas por Mário Cravo Jr. ao Estado da Bahia 22 anos atrás, em 1994, quando da criação do espaço de arte no Parque. O espaço detinha 1,2 mil obras, sendo 800 doadas ao Estado e um acervo privado, com 400 obras de arte, de propriedade de Mário Cravo Jr. e sua família. O Espaço Cravo integra o Parque Metropolitano de Pituaçu, gerido pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SEMA), responsável pela manutenção do local. O parque fica entre a Avenida Paralela e a Orla Atlântica da capital baiana, trecho do bairro de Pituaçu.

VisitaIPACMárioCravo.ftGeraldoMoniz (12)

INTEGRIDADE “O IPAC está realizando um Plano de Trabalho para conferência das 800 obras que pertencem ao Estado, cujo inventário foi feito por especialistas do órgão”, explica a museóloga e diretora de Museus (Dimus) do IPAC, Ana Liberato. Segundo ela, ainda não existe prazo da transferência das obras, pois depende das análises que estão sendo feitas do estado de conservação das peças, dentre outros itens. “O trabalho demanda critérios técnicos para garantir a integridade das obras”, diz Ana.

SAM_0309_menor

Ana Liberato

A ideia do IPAC é que as peças sejam alocadas no Palacete das Artes, considerado hoje o museu mais bem equipado do órgão. “O Palacete dispõe de reserva técnica profissional, climatizada e com desumidificador, dentre outras exigências para conservação de acervos”, detalha Ana Liberato. Uma mostra com obras de Cravo já está sendo idealizada para o início do próximo ano no Palacete, segundo o diretor do museu, Murilo Ribeiro. “O nosso principal objetivo é proteger as obras, ainda desconhecidas do grande público. Depois disso, pensaremos em vários recortes e concepções para mostras que serão abertas ao público gratuitamente”, afirma Ribeiro.

Palacete das Artes Fotos - Lazaro Menezes (18)

Palacete das Artes

VIA CRUCIS As obras que o IPAC começa a inventariar são em sua maioria em papel, com desenhos e gravuras, algumas poucas esculturas, e a Coleção Via Crucis, composta por cinco Cristos, em ferro, cabos de aço, borracha de pneu de trator e madeiras resgatadas do incêndio do antigo Mercado Modelo, em 1969.

No processo do inventário, restauradores do IPAC aplicarão análises e prospecções para averiguar as condições de conservação de cada obra de arte. “Os objetos serão analisados para uma conservação preventiva. A proposta é definir e adequar locais para guarda e para exposição do acervo, não só de curta como de longa duração, considerando a existência de esculturas de grande porte”, esclarece a diretora da Dimus/IPAC. Mais informações na Dimus/IPAC, via telefones 3117-6447 e 3117-6445.

MÁRIO CRAVO JR. Escultor reconhecido internacionalmente, criativo e agitador, Cravo já foi do barro para o gesso e daí para a pedra-sabão, aço, sucata, alumínio, resina, plástico, enfim, todo material que pudesse trabalhar. Em 2013, o Palacete das Artes promoveu a exposição Mario Cravo Jr. – Escultura, em homenagem aos seus 90 anos. O Espaço Cravo no Parque de Pituaçu possui mais de 53 mil m² da área. É composto por uma galeria de exposição, um auditório, administração, sala do acervo, uma biblioteca e um galpão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s