Exposição “Maria Kruchewsky – pinturas e gravuras” será aberta nesta terça (28) na Galeria Mansarda do Palacete das Artes

IMG_3099 

A estação é o inverno, mas o clima predominante é o tropical. E “pra não dizer que não falei das flores”, elas estarão em variadas espécies, formatos e cores, na Galeria Mansarda do Palacete das Artes, a partir desta terça(28 de junho), às 19h30, durante a abertura da exposição “Maria Kruchewsky – pinturas e gravuras”.

“As flores de Maria tem um traço inconfundível e um estilo próprio de pintar. A cor é introduzida de maneira sutil e coerente; sua arte passeia pela musicalidade e poesia nas suas construções pictóricas, sobre um fundo de cores e um branco iluminado. Na sua obra há um interesse visual próprio com tamanhos diferentes de flores, textura lisa, com contrastes e equilíbrio, com as cores quentes e frias, formas e tamanhos…”, pontua o artista plástico e professor Fernando Freitas Pinto.

IMG_3102

A artista plástica Maria Kruschewsky é natural de Salvador, onde vive e trabalha. Formada pela Ufba no curso de Artes Visuais, atua em estúdio próprio, desenvolvendo projetos utilizando as técnicas de pintura em tela, gravura em metal e monotipia. Navega atualmente na pesquisa da flora e da fauna em suas pinturas. Nas monotipias, trabalha figuras simples e bem planejadas. Nas gravuras em metal, mistura a natureza com o concreto e a arquitetura de um espaço urbano movimentado. Já expôs suas obras em diversas cidades, inclusive fora do Brasil.

Na avaliação do artista visual e professor da Escola de Belas Artes da Ufba, Evandro Sybine, a gravura de Maria Kruchewsky surge da sua pesquisa no campo das artes gráficas, com a experiência do desenho técnico e nos esboços das construções geométricas. “A artista se descobriu na gravura em metal e explorando a água-forte e água-tinta consegue, na matéria dócil do cobre, gravar suas construções e paisagens”.

E como artista gravador, Antonello L’Abbate destaca a disciplina como uma das qualidades que mais observa no processo criativo de Kruchewsky. “Com dedicação na busca pela melhor impressão, a artista procura trabalhar sempre com os melhores materiais para produzir suas estampas. A pesquisa vai do papel à tinta demonstrando o quando ela é criteriosa neste metier mágico da gravura”.

A artista está lançando seu primeiro livro com ilustrações de algumas de suas obras na exposição “Pinturas e gravuras” no Palacete das Artes, com visitação ao público de 29 de junho a 31 de julho de 2016.

 

SERVIÇO

Abertura da exposição

Maria Kruchewsky – pinturas e gravuras

Galeria Mansarda do Palacete das Artes

28 de junho, às 19h30

Visitação: até 31 de julho

Terça a sexta, das 13h às 19h; sábado, domingo e feriado, das 14h às 19h

Rua da Graça, 284

71 3117 6997 / 71 99745858 (assessoria)

www.palacetedasartes.ba.gov.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s