Alunos do Colégio Estadual Azevedo Fernandes participam do Projeto de Letramento – “Quem Somos” – no Pelourinho

quem-somos-tempostal

Através do reconhecimento, da importância e riqueza de onde moram, o projeto pretende contribuir para a emancipação e valorização dos jovens e adultos por meio de práticas de letramento visando a sua formação leitora e um melhor rendimento escolar.

Através dos conhecimentos de língua portuguesa, história, cultura e do patrimônio do Centro Histórico de Salvador, o projeto ‘Quem Somos’ pretende contribuir para o reconhecimento e valorização dos jovens e adultos como participantes nas transformações do bairro onde residem. Atualmente o projeto vem sendo desenvolvido com alunos da EJA e do ensino Fundamental II do Colégio Estadual Azevedo Fernandes (Pelourinho) e voltam a se reunir em 14/07, às 10h, na Fundação Casa de Jorge Amado. O projeto é desenvolvido pelo LabDIMUS (Laboratório de Educação Digital: Museu, Arte e Cultura) em parceria com o setor educativo do Museu Tempostal, ambos também localizados no Pelourinho.

“É extremamente importante promover a valorização da história local e dos espaços culturais que são considerados dispositivos de inclusão social e cidadania. Por meio do desenvolvimento de atividades podemos despertar o interesse do público para com a história do lugar em que vivem”, explica Ana Liberato, diretora da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC). O LabDimus e o Museu Tempostal integram a DIMUS/IPAC, unidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

A coordenadora do LabDIMUS, Cristina Mello explica que o objetivo do projeto é estimular a comunidade a compreender, através do reconhecimento da sua história, o seu papel social, partindo de questões referentes à memória e identidade. “Perante um processo que inclui práticas de letramento, rodas de conversas, contextualização de obras de arte e heranças culturais, a atividade busca levar os jovens estudantes a elaborarem novos sentidos e significados  sobre fatos históricos, em que eles deverão chegar ao reconhecimento e valorização do Pelourinho, desenvolvendo um novo olhar sobre o passado e o presente”, completa.

quem somos_tempostal_08 de julho 2016_M

A professora de Língua Portuguesa da escola Adriana Santana (atualmente em licença-prêmio para concluir o mestrado, no GELING, pela Faculdade de Educação da UFBA) conta que este é o segundo ano de parceria neste projeto, justamente por conta do sucesso da edição realizada no ano passado. “Sentimos a necessidade de realizar o projeto Letramento, Identidade e Memória para desenvolver práticas de letramento social num trabalho inventivo de leitura e escrita visando formar leitores, escritores e falantes competentes na língua materna. Os alunos participantes do projeto vivem na comunidade do Pelourinho, por isso trabalharemos com os temas identidade e memória, a riqueza arquitetônica, cultural e histórica do local onde moram. Todo o trabalho terá como suporte leitura e produção de textos jornalísticos: notícia, reportagem, histórias em quadrinhos, editoriais, etc. e, com tudo isso, além de complementar o conteúdo e atividades da escola, ajudamos a melhorar a autoestima deles. No ano passado já percebemos uma diminuição na evasão escolar, um maior interesse pelos estudos e, principalmente, uma mudança significativa na atitude deles. Este trabalho, de cunho interdisciplinar tem como colaboradores as professoras Tânia (História), Anaceli e Rose Calli (Língua Portuguesa), Ivanise ( Ciências) e conta com o apoio da Diretora Eliana Teles e a coordenadora Marluce.”, declara.

 

Este ano o projeto será realizado de julho a outubro e, além das atividades multidisciplinares dentro da escola – com o uso do conteúdo apreendido nas ruas e nos museus -, os alunos participam ainda de oficinas com foco em economia solidária no LabDIMUS (para exercitarem o empreendedorismo e serem capacitados para o mercado de trabalho) e de conteúdo no Museu Tempostal, nesta etapa do projeto, teremos conteúdos que serão trabalhados com o professor de Matemática – Jair.

 

 

Serviço: Projeto ‘Quem Somos’

Colégio Estadual Azevedo Fernando (Praça José de Alencar, 11 – Pelourinho)

Dia 14/07, 10h – Fundação Casa de Jorge Amado (Largo do Pelourinho)

 

 

Os espaços Dimus/Ipac

 

O LabDIMUS (Rua Gregório de Mattos, 39 – subsolo, Praça das Artes – Pelourinho) desenvolve atividades direcionadas às novas mídias digitais, propondo, executando e avaliando as oficinas que desenvolve. Buscando atividades com grupos escolares e público em geral, o LabDIMUS faz a interlocução entre as novas tecnologias e as coleções em exposição nos museus da DIMUS. Com isso, pretende manter o intercâmbio com as instituições de ensino de forma interdisciplinar, contribuindo para a melhoria da educação formal a partir da promoção de oficinas de interesse de professores e estudantes. As atividades integram as diversas linguagens da comunicação: sonora, visual, impressa e audiovisual.

 

O acervo do Museu Tempostal (Rua Gregório de Mattos, 33, Pelourinho) é composto por postais, estampas e fotografias, em sua maioria, procedentes da coleção de Antônio Marcelino do Nascimento. As peças, datadas do final do século XIX e meados do século XX, representam imagens de valor histórico, artístico e documental, não só da Bahia e do Brasil, mas também de diversos países do mundo, sobre as mais variadas temáticas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s