LabDIMUS inicia oficina de Histórias em Quadrinhos no Pelourinho

OficinaHQ_ProjetoQuemSomos_28-07 (15)

Vinte alunos do Colégio Estadual Azevedo Fernandes, localizado no Pelourinho, estão participando desde hoje (28), da terceira Oficina de Histórias em Quadrinhos (HQ), no Laboratório de Educação Digital: Museu, Arte e Cultura (LabDIMUS), realizado pela Diretoria de Museus do IPAC – DIMUS. O resultado será uma HQ com a Turma do Patrimônio, personagens criados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC)

Segundo a coordenadora do LabDIMUS, Cristina Melo, o projeto pretende manter o intercâmbio com as instituições de ensino de forma interdisciplinar, contribuindo para a melhoria da educação formal a partir da promoção de oficinas de interesse de professores e estudantes. “Alinhar o assunto tratado na sala de aula e transformá-lo em histórias em quadrinhos facilita o aprendizado e traz um maior interesse por parte doa alunos na produção das atividades”, afirma a pedagoga.

O professor do Colégio Estadual Azevedo Fernandes, João Ramos, que está acompanhando a turma afirma que “é encantador trabalhar com HQ com o objetivo de preservar o patrimônio histórico material e imaterial. É incrível essa educação patrimonial. Eu vou utilizar as HQ, para produzir conteúdos gramaticais da 3° unidade com as minhas turmas”, conta.

A estudante Vanessa Oliveira, de 17 anos, conta que aprendeu muito  com a aula de produção de HQ. “Nunca me interessei por HQ, mas depois dessa aula já vou procurar algumas para ler e estudar. Despertou meu interesse”, diz. Já Marco Vinicius Santos, também de 17 anos, está participando pela segunda vez do projeto. ”Produzi uma revista em quadrinhos na oficina em 2013, ‘A Bahia em Quadrinhos’, cujo assunto foi capoeira”, lembra.

OficinaHQ_ProjetoQuemSomos_28-07 (18)

‘QUEM SOMOS’ – A oficina faz parte do projeto ‘Quem Somos’, cujo objetivo é estimular a comunidade a compreender, por meio do reconhecimento da sua história, o seu papel social, partindo de questões referentes à memória e identidade.

O LabDIMUS está localizado na  rua Gregório de Mattos, 39 – subsolo, Praça das Artes – Pelourinho. As atividades acontecerão em mais dois momentos: no dia 2 de agosto será trabalhada a construção dos quadrinhos e, três dias depois (5), haverá a finalização da HQ.

TURMA do PATRIMÔNIO – A “Turma do Patrimônio” é composta por oito personagens – Mestre Melaço, Dona Zefa, Gabriel e Galileu, Jonas, Lourdinha, Pelô e Zito, criados com o objetivo de auxiliar na mobilização e conscientização da população baiana em busca de atitude mais participativa para a proteção do rico acervo artístico, arquitetônico e cultural (material e imaterial) da Bahia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s