Nova edição do projeto itinerante “Próxima Parada”

PróximaParada_13_11_2015_(2)

O Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica (Pelourinho) realiza nesta sexta-feira (05/08), a partir das 14h, mais uma edição do projeto itinerante “Próxima Parada”. Idealizado por Cétila Itas, estudante de Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), o projeto disponibiliza máquinas de escrever para que as pessoas escrevam fatos marcantes de suas vidas (com isso os participantes ganham livros). Faz parte das atividades da “Frigideira Cultural”, ação que marca o processo de revitalização da Rua Frei Vicente, local em que se situa o museu, e que vai reunir destaques gastronômicos dos restaurantes e atrações artísticas e interativas diversas.

O “Próxima Parada” busca a democratização do acesso ao livro, à leitura, à escrita e à arte para sujeitos historicamente excluídos, a exemplo da população em situação de rua, as populações negra e/ou em situação de vulnerabilidade. A proposta é atuar em espaços urbanos, disponibilizando uma máquina de escrever e livros de diversas temáticas para aqueles que circularem pelo local da instalação, no caso do dia 05/08, em frente ao museu.
“O Próxima Parada alimenta o desejo de contribuir também com a desconstrução de preconceitos, respeitando o lugar que cada sujeito ocupa na sociedade, para serem livres de carimbos e padrões construídos socialmente. O projeto se debruça pedagogicamente nos princípios da educação popular freireana, ou seja, trabalhar com a rua e seus códigos, como objeto de diálogo de si mesma, suas complexidades e dinâmicas”, explica Cétila Itas.

O Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica é o resultado da coleção particular do ceramista Udo Knoff, natural da Alemanha, radicado na cidade do Salvador, Bahia, desde o ano de 1952.  O Museu Udo Knoff integra a Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

Anúncios

Uma resposta em “Nova edição do projeto itinerante “Próxima Parada”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s