Projetos de prática musical coletiva se reúnem em Salvador

Caravanas Pedagógicas da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia

Encontro é uma iniciativa do NEOJIBA e qualifica gestores atuantes em 29 municípios da Bahia

Entre os dias 18 e 20 de agosto, o Centro Cultural Solar Ferrão sedia o IV Encontro de Gestores de Projetos Orquestrais da Bahia. A iniciativa é do programa NEOJIBA, através da REDE de Projetos Orquestrais da Bahia, e reúne 35 gestores de projetos musicais atuantes em 29 municípios e 18 territórios de identidade do interior do Estado. A quarta edição do Encontro conta com a parceria do IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia).

O objetivo central do IV Encontro de Gestores é estabelecer um diálogo entre as políticas públicas em curso no campo da educação, do desenvolvimento social e da cultura e os projetos que atuam na área do ensino e da prática musical coletiva. “Nossa intenção é destacar quais aspectos dessas políticas dialogam com nossa área de atuação, e como o envolvimento direto dos gestores com estas políticas podem potencializar os projetos nos territórios onde atuam”, ressalta Adriano Cenci, coordenador da REDE de Projetos Orquestrais da Bahia.

Durante o Encontro, mesas temáticas e oficinas apresentam experiências sobre mobilização de recursos financeiros – como a ferramenta do crowdfunding e uma introdução ao tema da Economia Criativa. Entre os convidados do IV Encontro de Gestores estão Sandro Magalhães, Superintendente de Desenvolvimento Territorial de Cultura da Secretaria de Cultura (SECULT/BA), Ana Vilas Boas, Coordenadora Técnica da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (JUSTIÇA SOCIAL), Rowenna dos Santos Brito, Coordenadora de Educação Integral da Secretaria de Educação (SEC/BA), Rita Clementina, produtora e gestora cultural, e Fidelis Melo, representante do site Partio – Conquistas Culturais.

A REDE de Projetos Orquestrais da Bahia promove ainda um intercâmbio entre os gestores dos projetos parceiros e os diversos profissionais que compõem a equipe do programa NEOJIBA nas áreas de captação de recursos, prestação de contas, comunicação, desenvolvimento social, ensino musical coletivo, produção técnica e formação em lutheria .

“Esse momento presencial é uma oportunidade ímpar para o planejamento das nossas ações. Desde 2013, quando criamos a REDE de Projetos Orquestrais da Bahia para fortalecer iniciativas musicais existentes no interior e na capital do Estado, demos passos importantes, enfrentando juntos os desafios e dificuldades que a realidade nos impõe. Demonstramos que somos mais fortes de mãos dadas”, declara Adriano Cenci.

Rede de Projetos Orquestrais da Bahia

É um espaço que reúne diversas entidades que promovem o ensino e a prática musical coletiva como meio para o desenvolvimento social de crianças, adolescentes e jovens baianos. Atualmente são 35 projetos, atuantes em 29 municípios e 18 Territórios de Identidade da Bahia.      A REDE procura criar ou potencializar ações que atendam a crescente demanda por apoio pedagógico no campo da formação musical e oferece qualificação na gestão e na criação de projetos musicais do interior do Estado.

Programa NEOJIBA

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA tem por objetivo alcançar a integração social por meio da prática coletiva e de excelência da música. No Brasil, o NEOJIBA é o primeiro programa governamental de formação de orquestras infanto-juvenis baseado no aclamado “El Sistema”, programa venezuelano criado em 1975. O NEOJIBA é uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia.

 

SERVIÇO:
IV Encontro de Gestores de Projetos Orquestrais da Bahia
18 a 20 de agosto
Solar Ferrão – Pelourinho (Rua Gregório de Matos, 45)

PROGRAMAÇÃO
Quinta (18 de agosto)
Mesa: As Políticas Públicas e os Projetos de Ensino e Prática Coletiva de Música.
Palestra: Oportunidades e Experiências de Mobilização de Recursos.
Formação de Grupos de Trabalho Temáticos (GTs)

Sexta (19 de agosto)
GTs
Oficina – Economia Criativa
Oficina – Crowdfunding

Sábado (20 de agosto)
Reuniões temáticas com equipe do NEOJIBA
Resultado dos GTs
Sarau Colaborativo (Confraternização)
Evento Fechado

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s