Nota: MUSEUS E ESPAÇOS PÚBLICOS DO IPAC

 

MAM

Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM

A respeito de notícias que estão sendo veiculadas nos últimos dias à respeito do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), autarquia da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), esclarece que a solicitação do artista Zivé Giudice para ser exonerado da Direção do MAM, foi aceita, sendo feita a transição do cargo com tranquilidade e transparência que a gestão pública solicita.

O IPAC também informa que para a solicitação de gravação de ‘passagem’ (termo de reportagem para gravação de três frases) do programa ‘Esquenta’ da TV Globo foi aberto processo administrativo nº0607160017700, com parecer da Procuradoria Jurídica do IPAC, procedimento padrão para as demandas de igual teor na gestão dos espaços públicos.  No caso, tratava-se de captação sonora de 01 (uma) apresentadora de TV por apenas 30 (trinta) minutos na área externa do Solar do Unhão, assim como, essa produção agendou em outras localidades turísticas de Salvador (Farol da Barra, Dique do Tororó, igreja no Pelourinho, Carmo, bairro de São Caetano), e em demais capitais do país.

SOLAR FERRÃO2  (4)

Centro Cultural Solar Ferrão – Pelourinho

Ao contrário do que vem sendo comentando por veículos, nunca existiu solicitação para “programa de auditório”. Seria uma gravação de ‘sonora’ no MAM para ocorrer ontem (23) terça-feira, ou hoje (24), pela manhã, período em que o MAM e todos os museus do IPAC encontram-se fechados, o que garante não comprometer a administração desse espaço de uso público. Os museus do IPAC só funcionam a partir das 13h.

 

FILMAGENS e GRAVAÇÕESO MAM está localizado em área urbana originária do século XVII, tombada como Patrimônio do Brasil em 1943, configurando-se como atrativo e ponto de visitação internacional de Salvador, e recebe cerca de 50 (cinquenta) solicitações mensais como cenário externo de fotos, gravações de vídeo e filmagens.

Entre dezembro/2015 a agosto/2016, o MAM autorizou mais de 80 (oitenta) coberturas fotográficas, gravações e filmagens, como consta em relatório permanente do IPAC. Também, todos os sábados, o museu recebe o projeto ‘JAM no MAM’ na área externa do Solar do Unhão, com coberturas fotográficas, videográficas e filmagens, convivendo de forma regular e pacífica com o funcionamento desse equipamento público.

Banda_Base_da_JAM_foto_Ligia_Rizerio

JAM no MAM

CAPACITAÇÃOO IPAC é um órgão público pioneiro no Brasil com 50 anos de funcionamento e capacitação técnica especializada para avaliar gravações e filmagens que possam ocorrer nos prédios sob a sua responsabilidade, como ocorrem no Passeio Público (Campo Grande), Palacete das Artes (Graça), Museu de Arte (Corredor da Vitória), Solar Ferrão e Praça das Artes (Pelourinho), Parque Histórico Castro Alves (Cabaceiras) e Museu dos Humildes (Santo Amaro), dentre outros, sem qualquer dano ao patrimônio ou comprometimento administrativo.

Acesse:  www.ipac.ba.gov.br, facebook ‘Ipacba Patrimônio’, twitter ‘@ipac_ba’ e instagram ‘@ipac.patrimonio.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s