Cortejo da Orquestra Museofônica e Feira Solidária movimentam o Pelourinho na 10ª Primavera de Museus

primavera-dos-museus_orquestra-museofonica_emilia-biancardi

Emília Biancardi e a Orquestra Museofônica

O segundo dia (21/09) da 10ª Primavera de Museus movimentou o Centro Histórico de Salvador. A programação iniciou com o Desfile de Instrumentos Tradicionais com a Orquestra Museofônica de Emília Biancardi, que teve saída do Centro Cultural Solar Ferrão e percorreu as ruas do Pelourinho. Paralelo ao cortejo, no Colégio Estadual Azevedo Fernandes (Rua do Açouguinho, 03) acontecia a II Feira Educativa – Economia Solidária nos Museus, ação que tem como objetivo o incentivo à economia criativa e a sustentabilidade.

primavera-dos-museus_orquestra-museofonica-9m

Com cerca de 30 pessoas (percussionistas, baianas, instrumentistas, membros do IPAC e alunos do Azevedo Fernandes), a Orquestra Museofônica agitou as ruas e embalou os transeuntes do Centro Histórico. “Essa ação é muito importante, pois faz com que alguns dos meus instrumentos desfilem pelas ruas do Pelourinho e isso desperta o interesse das pessoas para visitarem a minha coleção e também visitarem os museus. É a primeira vez que peças de uma coleção pertencente ao museu saem em desfile para compartilhar com as pessoas”, disse a anfitriã, Emilia Biancardi. A Coleção de Instrumentos Musicais Tradicionais de Emília Biancardi apresenta um acervo com mais de mil peças coletadas e recriadas nos cinco continentes, com destaque especial para os instrumentos indígenas brasileiros, africanos e afro-brasileiros. A exposição habita três salas no Solar Ferrão (Pelourinho).

 Os turistas e os comerciantes pararam para fazer registros do desfile e aproveitaram para improvisar um passo ou outro ao ritmo dos chocalhos, atabaques, reco-recos e agogôs. Negra Jhô, a famosa artesã capilar, dançava ao som da Orquestra e não poupou elogios ao Cortejo. “Isso é uma ‘fechação’! Eu fico louca com essas manifestações que alimentam o nosso Pelourinho. Isso aqui é cultura!  Se todo o mundo fosse assim, seríamos bem melhores. E se eu estivesse arrumada, iria atrás”, disse.

primavera-dos-museus_feira-de-troca-solidaria-m

Paralelamente ao cortejo, acontecia no Colégio Estadual Azevedo Fernandes, a II Feira Educativa – Economia Solidária nos Museus. Proporcionando ao público uma experiência prática de consumo consciente e sustentável, a ação teve como objetivo a realização da troca de itens doados pelo público e da utilização do ‘Pelô’ (Moeda Social criada para o evento). Com o ‘Pelô’ o público poderia comprar os itens em exposição, sendo que alguns deles foram confeccionados pelos próprios alunos.

primavera-dos-museus_feira-de-troca-solidaria-15m

“Essa ação é necessária em todos os sentidos, desde a interação promovida pelos alunos até a proposta de ultrapassarem as salas de aula com as suas produções”, disse a professora Anacely Silva. A diretora do colégio, Eliana Teles, ressaltou a importância da inclusão da atividade durante a 10ª Primavera de Museus. “Estamos amando ver a escola viva e cheia de cultura. A DIMUS tem sido maravilhosa para ajudar esses meninos. Essa e outras atividades despertam a atuação da escola na comunidade e hoje os alunos se sentem orgulhosos de serem cidadãos desse lugar”, explicou.

Os alunos estavam integrados e participativos na atividade. “Está sendo muito interessante. Eu doei roupas que eu não usava mais para poder participar das trocas. Se eu já visitava os museus antes, agora eu vou visitar ainda mais”, disse a estudante Estéfane, 16 anos. A programação terminou por volta das 14h e foi elogiada pelos que participaram. “A Primavera de Museus está transformando a escola em história, memória e identidade do Pelô, disse a professora Adriana.

A Semana de Museus segue até o dia 25 de setembro com uma programação repleta de atividades nos museus do IPAC. A programação completa está disponível no blog da DIMUS na aba ‘10ª Primavera de Museus’: www.dimusbahia.wordpress.com. A Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC) é uma unidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s